Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Grupo Pitangueiras

Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Sindicato Rural de Guarapuava realiza encontro para fortalecimento da Comissão de Mulheres local

O Sindicato Rural de Guarapuava promoveu na manhã desta sexta-feira (22), o Encontro da Comissão de Mulheres, com a participação de mais de 60 mulheres. O evento visou apresentar a Comissão Estadual das Mulheres da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e consolidar a comissão regional dentro do sindicato.

Primeiramente, as participantes foram recepcionadas com um delicioso café-da-manhã, que serviu como um momento de confraternização entre elas.

Logo após, seguiram para o Anfiteatro do Sindicato Rural, onde foram recepcionadas primeiramente pelo presidente do sindicato, Rodolpho Luiz Werneck Botelho. Ele falou como é importante que mulheres também estejam à frente dos negócios e em papeis de liderança, dentro da cadeia produtiva do agronegócio, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento do setor.

Em seguida, a representante do Sindicato Rural de Guarapuava na Comissão Estadual de Mulheres da Faep, Adriana Botelho, que é uma das coordenadoras da comissão local também deu boas vindas às mulheres presentes. Ela destacou que a comissão local pretende investir no crescimento e harmonia pessoal e profissional das mulheres do campo, desenvolvendo a liderança rural.

Adriana comentou ainda que o Sindicato Rural possui 130 mulheres em seu quadro de associados. Número que pode parecer pequeno, mas está muito acima da média de outros sindicatos rurais no Paraná. Complementou ainda que a entidade já vem há muito tempo realizando ações voltadas as mulheres produtoras rurais. Exemplificou que em 2005, o sindicato promoveu o Encontro Regional de Produtoras Rurais, reunindo 1300 produtoras. “Realizamos muitos eventos alusivos também ao Dia da Mulher, Dia da Secretária, participamos do Diploma Mulher Cidadã da Câmara Municipal e de muitas ações do Outubro Rosa ao longo destes anos. Foram centenas de cursos do Senar com a participação de mulheres do campo, inclusive alguns com turmas exclusivas de mulheres”, detalhou.

A presidente da Comissão Estadual de Mulheres da Faep, Lisiane Rocha Czech também esteve presente. Recepcionando as convidadas expressou o contentamento em ver a participação das mulheres no encontro do Sindicato Rural. Lisiane falou sobre como tem funcionado a comissão estadual e qual o seu propósito, além de falar do sistema sindical rural como um todo e como as produtoras rurais devem se encaixar e assumir papeis dentro deste sistema de representatividade. “A comissão estadual está em fase de apoio aos grupos locais, onde estamos fomentando a formação de novos grupos nos sindicatos aonde não tem e o fortalecimento onde já existem. Em Guarapuava vimos que já há um grupo de mulheres, foi muito bacana ver esta participação aqui. Espero que o trabalho tenha continuidade e que as mulheres tenham entendido como é importante a participação delas”.

A técnica do Departamento Sindical da Faep, Kelli Cristine Cardoso, que representou a Faep no evento, falou dos objetivos da federação ao criar esta comissão. “A Faep criou a comissão estadual para que ela se fortaleça junto com os produtores rurais. A gente quer utilizar a representação feminina para que possa fazer ações em prol do produtor rural. Almejamos que os grupos de comissões locais sejam criados e com isso aumente a participação efetiva do produtor rural, seja homem ou mulher, dentro do sindicato. E com isso, aumenta a representatividade rural como um todo”.

Kelli, avaliando o evento em Guarapuava, destacou que o Sindicato Rural já possui muita força e que a comissão aqui poderá render bons frutos. “Guarapuava se distingue dos outros sindicatos porque já tem um grupo formado de mulheres. É uma participação forte das mulheres. Já sabemos que Guarapuava está dois passos a frente dos demais. Quisemos mostrar neste evento a comissão estadual e que queremos, por meio do grupo local, ouvir as demandas, as ideias e propostas. Vamos construir esse caminho junto com as produtoras rurais de todo o Paraná”, finalizou.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Grupo Pitangueiras