Suplementação com ácidos graxos essenciais para otimizar o sistema de cria

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Suplementação com ácidos graxos essenciais para otimizar o sistema de cria

Estudos recentes mostram o potencial da suplementação com ácidos graxos essenciais


A busca por melhora reprodutiva é um tema importante a ser discutido dentro do sistema de operação de cria. Não se trata somente da técnica que será utilizada, mas também, a relação de outros fatores que contribuirão para que o resultado final seja alcançado: o desmame de um bezerro pesado e mais eficiente. Dentre estes fatores, podemos destacar a sanidade do rebanho e uma boa nutrição, garantindo que a fêmea entre em boa condição corporal na estação de parição e, essa boa condição se mantenha até a estação de monta (EM). "Com esses cuidados levados em conta, aspectos genéticos do rebanho são mais facilmente aproveitados, assim como nos permite a utilização de tecnologias para otimizar a eficiência reprodutiva do rebanho durante o manejo da inseminação artificial em tempo fixo (IATF)" - conta Bruno Cappellozza - Gerente de P&D da Nutricorp. Partindo do princípio de que animais que emprenham mais cedo tem o parto antecipado na estação de parição e, por consequência, impactarão positivamente o sistema. "O resultado disso são bezerros mais pesados e, consequentemente, um retorno financeiro maior para a operação de cria", explica Bruno. 

E, para que a prenhez seja otimizada, alguns estudos demonstraram que animais que parem com um melhor escore de condição corporal (ECC; 1 a 5, sendo 1 = excessivamente magra e 5 = excessivamente obesa) apresentam melhores desempenhos reprodutivos na EM subsequente. Mas, é importante salientar que apesar do ECC ser uma avaliação subjetiva, é uma métrica utilizada por grande parte das fazendas no Brasil e que se correlaciona com a função reprodutiva do rebanho, independentemente da categoria animal. 

Um segundo ponto interessante de ser observado é também em relação ao que acontece com o ECC no intervalo entre a parição e a EM. "Em um recente trabalho conduzido por Carvalho (2017) foi demonstrado que vacas, independentemente da categoria, que apresentam um ECC ≥ 3,0 ao parto tiveram uma maior taxa de prenhez à IATF vs. animais com ECC ≤ 2,75 ao parto. Além disso, dentro das categorias de parição, foi avaliada a mudança de ECC entre o parto e o início da EM. Primíparas e secundíparas que pariram com ECC ≥ 3,0 e pelo menos mantiveram esse ECC apresentaram maiores taxas de prenhez à IATF vs. animais que pariram com ECC ≥ 3,0 e perderam ECC entre a parição e o início da EM (55,8 vs. 39,3% para primíparas e 68,4 vs. 55,4% para secundíparas), demonstrando a sensibilidade dessas categorias em quaisquer alterações nutricionais e o subsequente efeito na função reprodutiva do rebanho", explica Bruno. Dessa forma, entende-se que para a obtenção de um maior sucesso na EM, o setor de cria deve se preocupar em ter animais que vão parir com um ECC ≥ 3,0 e, garantir que elas entrem na próxima EM com o mesmo ECC do parto. 

"É importante lembrarmos que animais que passam fome durante a prenhez e/ou no pós-parto não apresentarão um desempenho reprodutivo adequado. Por isso, o ‘arroz com feijão’ no plano nutricional deve ser feito para garantir um bom resultado do rebanho", orienta Bruno. A partir do momento em que o "arroz com feijão" está feito, existem tecnologias que podem ajudar o produtor a melhorar os seus índices reprodutivos, tais como a suplementação com ácidos graxos essenciais (AGE). "Ácidos graxos essenciais são compostos que o organismo do animal não é capaz de produzir e, por isso, o único jeito de fazer com que os animais os obtenham é através do fornecimento na dieta. Esses compostos são extremamente importantes para diversas sistemas, tais como imunidade, reprodução e função celular", explica Bruno. 

"Mais especificamente no ciclo reprodutivo de fêmeas bovinas de corte, diversos estudos na literatura demonstraram que a suplementação com AGE protegidos da degradação ruminal (sais cálcicos de ácidos graxos de óleo de soja; SCAG) na dose de 100 gr/cabeça dia do início do protocolo de IATF até o diagnóstico de gestação resultou em aumentos expressivos nas taxas de prenhez do rebanho". 

Segundo Bruno, em estudos subsequentes, os pesquisadores acabaram fornecendo suplementos com o mesmo teor energético, mas de uma outra fonte, a de AG saturados (AGS; SCAG de óleo de palma), sendo o diferencial apenas o perfil de AG dos suplementos (saturado na palma vs. poli-insaturados no SCAG de óleo de soja). Nestes estudos (Lopes et al., 2009; 2011; Brandão et al., 2018), a melhoria no desempenho reprodutivo com a suplementação de SCAG de óleo de soja se manteve, demonstrando que o perfil do AG é o fator benéfico para o desempenho reprodutivo do rebanho. "Dessa forma, conseguimos ver que a suplementação com SCAG de óleo de soja, por exemplo, Nutri Gordura® da Nutricorp, durante o protocolo de IATF, é uma estratégia que otimiza as taxas de prenhez do rebanho. Além disso, essa estratégia beneficia a distribuição de partos do rebanho, já que animais concebendo no início da EM irão desmamar bezerros mais pesados e, consequentemente, melhorar a rentabilidade da operação", finaliza Bruno. 

 

 

 


Sobre a Nutricorp 

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. https://www.nutricorp.com.br. 

 

 

 

(Fonte: Nutricorp)

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.