CNA e FAEP: Painel de custos de produção de grãos para o centro-sul do PR será realizdo amanhã (25)

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CNA e FAEP: Painel de custos de produção de grãos para o centro-sul do PR será realizdo amanhã (25)

Devido à pandemia, desta vez iniciativa ocorre por videoconferencia

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Sistema FAEP/SENAR-PR realizarão, nesta terça-feira, 25 de agosto, mais uma edição do Painel de levantamento de custos de produção de grãos para o centro-sul do Paraná. Mas desta vez, devido à pandemia da COVID-19, a atividade acontecerá por videoconferência e não de forma presencial, como ocorreu até o ano passado. No Sindicato Rural de Guarapuava, a partir das 8h30 da manhã, produtores debaterão, via internet, com os técnicos das entidades organizadoras, os custos de culturas como soja, milho, feijão, trigo e cevada. Serão levantadas ainda as características das propriedades da região, preço de insumos, custo de mão-de-obra, custo de operações de manejo, inventário de máquinas e equipamentos, entre outros dados.

Promovido todos os anos, em diversas regiões do Brasil, o Painel é uma iniciativa do Projeto Campo Futuro, da CNA. O objetivo é definir a média de investimentos necessários para algumas culturas e divulgar esta informação aos agricultores – o parâmetro é considerado pelos organizadores como importante para que as propriedades possam se planejar economicamente. Para isso, em cada edição, técnicos e agricultores trocam idéias sobre o tema. Uma vez calculados, os números são divulgados no site da CNA (cnabrasil.org.br). No Paraná, as edições do Painel contam com o apoio e a participação do Sistema FAEP/SENAR-PR e dos sindicatos rurais, que por sua vez convidam produtores a comparecer para compartilhar suas realidades regionais.  

(Com informações da FAEP)

 

 

Foto: Sindicato Rural de Guarapuava / Arquivo 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.