Paraná está cumprindo mais uma etapa para Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 14 de maio de 2020

Paraná está cumprindo mais uma etapa para Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

A Adapar realizará a sorologia da doença em propriedades rurais selecionadas

O estado do Paraná está cumprindo mais uma etapa para conquistar a condição sanitária de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) irá realizar a sorologia de Febre Aftosa em todo o estado em 330 propriedades rurais. Será colhido sangue de, aproximadamente, 10.000 bovinos e realizadas inspeções clínicas e conferências de rebanho, visando a nova condição sanitária.

A médica veterinária, supervisora da Adapar – Guarapuava, Marcia Maria Zago, explica que a seleção das propriedades rurais é feita pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Diversos fatores são analisados pelo Mapa, de acordo com cada região do estado para esta seleção. Este trabalho começou dia 12 de maio e temos um mês para concluir, ou seja, até o dia 12 de junho. Não pudemos protelar essa etapa mesmo com a pandemia do Covid-19, porque temos prazo para cumprir estas etapas”. Porém, a supervisora ressalta que os profissionais da Adapar cumprirão todos os protocolos de prevenção contra o vírus e os produtores não deverão se preocupar.

Caso a propriedade seja selecionada, o proprietário receberá a visita da equipe da Adapar regional e então será marcada uma nova data para a coleta de sangue dos animais. A Adapar pede a colaboração de todos para que mais esta etapa da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação seja cumprida com sucesso no estado.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.