Sindicato Rural tem sentença favorável em ação coletiva da cobrança do Funrural em receitas de mercadorias destinadas ao exterior

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 30 de abril de 2020

Sindicato Rural tem sentença favorável em ação coletiva da cobrança do Funrural em receitas de mercadorias destinadas ao exterior

Boa notícia aos associados do Sindicato Rural de Guarapuava. A entidade obteve sentença favorável em mandado de segurança coletivo que discute a cobrança do Funrural e Gilrat sobre receitas obtidas com mercadorias destinadas ao exterior, por meio da assessoria jurídica.

O juiz federal incumbido do exame da lide, Dr. Sérgio Luís Ruivo Marques, concedeu a segurança pleiteada para reconhecer o direito de os filiados não sofrerem a cobrança das contribuições sobre as receitas obtidas em decorrência da exportação indireta de mercadorias para o exterior, em operações intermediadas por cooperativas, trading companies ou mesmo companhias multinacionais exportadoras. Além disso, o magistrado reconheceu o direito de os contribuintes se valerem do instituto da compensação tributária para obterem a devolução dos tributos recolhidos a maior desde fevereiro de 2015.

Vale destacar que a referida sentença deverá ser reexaminada pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região, de maneira que os filiados aderentes ainda não estão autorizados a efetuar qualquer espécie de compensação administrativa dos valores recolhidos a maior no passado.

Caso algum associado deseje se beneficiar do teor da sentença coletiva, poderá vir até a entidade e assinar o termo de adesão ao contrato de prestação de serviços advocatícios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3623-1115.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.