Guarapuava bate recordes na final do concurso do Programa Empreendedor Rural 2019

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Guarapuava bate recordes na final do concurso do Programa Empreendedor Rural 2019

O Sindicato Rural de Guarapuava foi destaque na final do concurso do Programa Empreendedor Rural (PER) 2019. Além de 50% dos projetos finalistas serem de Guarapuava – cinco do total de dez projetos de todo estado – o munícipio ficou com o primeiro e segundo lugar da competição.

O primeiro colocado foi o projeto Migração da avicultura para confinamento de ovinos de corte, de Thais Fernanda Gavlak. Em segundo lugar, ficaram Ana Carolina Araújo Abreu e Elouise Cristine Rodrigues, da regional de Guarapuava. O terceiro lugar foi para Mara e Marcelo Coletta, da regional Faxinal.

Como prêmio, os três primeiros colocados ganharam uma viagem técnica internacional, que será realizada em 2020, para aprofundar o conhecimento relacionado aos projetos.

A revelação dos vencedores ocorreu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, na última sexta-feira (22), no Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O evento reuniu mais de 5 mil produtores rurais, de todas as regiões do Paraná. Tanto o PER quanto o Encontro são promovidos por meio de uma parceria entre do Sistema FAEP/SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, os resultados que Guarapuava obteve revelam o trabalho bem feito de toda equipe envolvida com o Sistema Sindical Rural no município e região. “Batemos recorde tanto de projetos finalistas, como na obtenção dos primeiro e segundo lugares. Isso demonstra o comprometimento dos participantes ao longo do curso, o apoio das entidades que ajudaram o Sindicato a formar estas turmas, como Unicentro e Colégio Agrícola; o apoio do instrutor Josias, que conseguiu transferir esse desejo de conhecimento e informação para os participantes, a mobilização das turmas e a supervisão da regional Senar em Guarapuava. Todos fizeram a diferença, superaram metas e índices, trabalhando em prol do setor agropecuário”.

Botelho ressaltou ainda a importância do PER para o setor rural. “Esse programa auxilia o produtor rural a melhorar a questão de negócio, gestão e gerenciamento do sistema produtivo. Cada vez mais o setor deve estar preparado para uma competição globalizada do setor agropecuário. E o PER leva conhecimento e capacitação aos alunos, fomentando a organização dos negócios e um gerenciamento mais claro, objetivo e assertivo”.

Também estiveram presentes no evento autoridades locais, como o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o vice-prefeito Itacir Vezzaro e o secretário municipal de Agricultura, Ademir Fabiane, além de diretores do Sindicato Rural de Guarapuava.  

Os outros projetos finalistas de Guarapuava foram Implantação Compost Barn – Sítio Sepultura, de Alexsandro B. Rodrigues e Gilso Mis; Multiplicação e comercialização de sementes de aveia preta, de Paloma Detlinger; e Otimização de terras através da integração: pecuária/ovinocultura/floresta, de Igor Gabriel Modesto Dalgallo e Mariane Roepke.

 

Primeiro e segundo lugar

 

Com o título “Migração da avicultura para confinamento de ovinos de corte”, o projeto vencedor se centrou nas atividades desenvolvidas em uma propriedade de 318 hectares, que pertence à família da ganhadora Thais Fernanda Gavlak. A aluna do PER propôs um estudo sobre a viabilidade de substituir a produção de frangos pela criação de ovinos, utilizando a estrutura que já existe na propriedade. A intenção dela é montar um confinamento com capacidade para 2,5 mil cabeças, aliando a nova atividade com a rotação de culturas, como milho e azevém, para alimentar os animais.

“Valeu muito a pena fazer o projeto, pois aprendi muito com ele. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, obtive um crescimento muito grande”, destacou Thais, que constatou que o projeto é viável.

O segundo lugar ficou com o projeto “Implantação de agroindústria e biodigestor na Fazenda Vassoural”, desenvolvido por Ana Carolina Araújo Abreu e Elouise Cristine Rodrigues, da regional de Guarapuava. A intenção das alunas era otimizar a produção leiteira da propriedade – que tem 80 vacas em lactação e produz cerca de 2 mil litros por dia –, empregando a matéria-prima na produção de queijo. O projeto tem como meta a implantação de uma queijaria que, até o final de 2020, tenha produção de 100 quilos de queijo por dia. Paralelamente, elas pretendem instalar um biodigestor, que aproveitaria os dejetos das vacas.

“Temos 80 animais em lactação e o uso do dejeto irá mover a propriedade, além de uma queijaria artesanal”, disse Ana Carolina. “É muito importante ter jovens envolvidos com o empreendedorismo rural”, complementou Elouise.

 

PER

No total, o PER 2019 contou com 53 trabalhos considerados aptos a disputar o prêmio. Os projetos foram analisados e julgados por uma banca examinadora, que selecionou dez finalistas de diversas áreas do agronegócio, o que evidencia a pluralidade do Paraná no que diz respeito à produção rural e ao empreendedorismo do homem do campo.

Fruto de uma parceria entre o Sistema FAEP, Sebrae-PR e Fetaep, o Programa Empreendedor Rural tem como objetivo estimular o empreendedorismo rural em todo o Estado. Desde sua primeira edição, em 2003, o PER proporciona aos produtores paranaenses uma imersão no universo do empreendedorismo. Por meio de um curso, os participantes aprendem a colocar seu negócio – ou seu projeto de negócio – na ponta do lápis, atentando para aspectos de mercado e gestão, para que a propriedade rural seja encarada como uma empresa.

Desta forma, os produtores participantes identificam possíveis riscos, vislumbram oportunidades inexploradas e se propõem a construir um retrato real das suas atividades. Essa vivência permite uma nova visão do próprio negócio rural. Ao longo de seus 17 anos, o PER já formou mais de 31 mil produtores.

Com informações do Sistema Faep/ Senar

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.