Atenção: Sábado (30) é o prazo de atualização e cadastramento de rebanho

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Atenção: Sábado (30) é o prazo de atualização e cadastramento de rebanho

A atualização é obrigatória, segundo a ADAPAR

Produtores rurais que possuem criações de animais em suas propriedades devem estar atentos a um compromisso que deve ser cumprido neste mês: a Campanha de Atualização de Rebanhos da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Conforme destaca a agência, a campanha é obrigatória, abrange todos os municípios paranaenses e se encerra no próximo dia 30 de novembro. 

Em Guarapuava, a supervisora regional da ADAPAR, veterinária Márcia Zago, explicou em entrevista que no Paraná as vacinações contra febre aftosa se encerraram neste ano, mas que cadastrar é uma medida considerada necessária pela defesa agropecuária: “O cadastramento é extremamente importante. Se tornou obrigatória a declaração nos meses de maio e novembro. Então, agora, no mês de novembro de 2019, é a primeira campanha de atualização cadastral”. Ela acrescentou que o procedimento também se tornou necessário para que o pecuarista possa obter a GTA (Guia de Trânsito Animal). 

A supervisora regional da ADAPAR recordou ainda que a obrigação de cadastrar não é só dos produtores que têm criações de grandes animais, como bovinos, mas de todos os tipos. “O formulário inclui búfalos, suínos, ovinos, caprinos (bodes, cabras e cabritos), eqüinos, asininos, muares, criação de abelhas, peixes e aves”, mencionou. 

Para fornecer estas informações, ela lembra que há duas alternativas. Uma é preencher a versão em papel do formulário da campanha, que pode ser encontrado na sede da agência, na Secretaria Municipal de Agricultura, no Sindicato Rural ou em casas agropecuárias. 

A outra é utilizar o formulário eletrônico, disponível apenas no site da ADAPAR na internet. Na página da agência, existe um banner sobre a campanha. Ao clicar nele, o site dá orientações sobre como realizar o procedimento passo a passo. 

Faltando 12 dias para o encerramento do prazo, apontou a supervisora, poucos são os produtores que já fizeram a atualização de suas criações junto à regional da ADAPAR em Guarapuava.

Participam da campanha em nível estadual: ADAPAR, Sistema FAEP, EMATER, Governo do Paraná, Sistema OCEPAR, Conselho de Sanidade Agropecuária e FETAEP. 

 

Campanha de Atualização de Rebanhos da ADAPAR:

Abrangência: em todo o Paraná 

Prazo: até 30 de novembro de 2019 
Confira onde o produtor pode encontrar o formulário:

 

- Formulário em papel
Sede da regional da ADAPAR em Guarapuava – Rua Vicente Machado, nº 1827, Centro 
42 3303 2100

Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava – Av. Sebastião de Camargo Ribas, nº 491, Bonsucesso
42 3624 3230

Sindicato Rural de Guarapuava – Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon
42 3623 1115

Casas agropecuárias de Guarapuava


- Formulário eletrônico
Site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR na internet
www.adapar.pr.gov.br
(Na página inicial, clicar no banner da campanha para obter orientações sobre o preenchimento) 

 

 

 

 

(Foto: Sindicato Rural de Guarapuava / Setor de Comunicação)

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.