Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Sindicato Rural sedia Seminário de Sistema Silvipastoril com espécies nativas

A programação inclui visita a um viveiro de mudas forrageiras e tarde de campo

A Emater, juntamente com o Sindicato Rural de Guarapuava, Unicentro, Golden Tree e o Projeto Leite Competitivo Sul - Cantu promovem no dia 20 de novembro, a partir das 8h, na entidade sindical, o Seminário de Sistema Silvipastoril com espécies nativas.

O evento tem como objetivo a discussão da produção de carne e leite em áreas sombreadas na floresta ombrófila mista, comum em nossa região. “Estas áreas ociosas não são utilizadas pelo produtor e podem trazer renda. Então queremos discutir como manejar estas áreas e quais espécies de forrageiras são adaptadas para elas. Além de destacar como estes locais podem oferecer um bem-estar maior para os animais, aumentando até mesmo a produtividade”, explicou o médico veterinário da Emater, Celso Fernando Doliveira.

A programação envolve palestras, visita a um viveiro de mudas forrageiras e tarde de campo em uma propriedade rural de Turvo. O evento inclui almoço e deslocamento. Podem participar pecuaristas, técnicos e estudantes da área.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sindicato Rural, pelo telefone (42) 3623-1115.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, Prefeitura Municipal do Turvo, Laboratório de Ciências Florestais e Forrageiras e Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia  do Leite do Norte Central.

Confira a programação:

8h Inscrições

8h30 Abertura

8h45 Palestra – Utilização de Pastoreio em Floresta Ombrófila Mista, com a Dra. Ana Lúcia Hanisch (EPAGRI)

9h30 Palestra – Experiências de Sistemas de Integração de Agrossilvipastoril no Estado do Paraná, com Anísio Menarim Filho (Emater – PR)

10h15 Debate

11h15 Visita ao Viveiro Golden Tree

12h45 Almoço – Propriedade Nelson Neumann Arroio Fundo dos Neumann – Turvo (antes de chegar ao município, passando o Restaurante Pôr-do-sol, em 600 metros, virar à direita na entrada da Fazenda Passaúra. Segue por 6 km em estrada de chão. Haverão placas indicativas)

13h30 até 15h30 – Visita nas estações:

  • Vantagens do estabelecimento de plantas forrageiras de verão por mudas (Unicentro)
  • Cultivo de erva-mate em sistema silvipastoril (Emater)
  • Sistemas Integrados de produção agropecuária no ambiente de Floresta Ombrófila Mista (Unicentro)
  • Visibilidade econômica de sistema integrado silvipastoril (Emater)

     

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo