Conselho de Sanidade Animal de Guarapuava é reativado

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Conselho de Sanidade Animal de Guarapuava é reativado

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes da iniciativa pública e privada reuniram-se para reestruturar e reativar o Conselho de Sanidade Animal (CSA).

A médica veterinária da Adapar, Liziane Cogo destacou que em um primeiro momento as ações do conselho estão voltadas à suspensão da vacina contra Febre Aftosa no Paraná. “Estamos reunindo estas entidades para informar os técnicos sobre o assunto e para que eles sejam difusores de informação e conscientização para os pecuaristas. Por exemplo, mesmo que não haja vacinação, os pecuaristas deverão realizar a comprovação de atualização de rebanho, tanto em maio, como em novembro. Será possível realizar este cadastro na Adapar, nos sindicatos rurais, em escritórios de atendimentos municipais e em breve também através de um formulário online no site da Adapar”.

Além disso, Liziane destaca a importância de técnicos e pecuaristas reconhecerem os sinais da Febre Aftosa para que haja uma vigilância constante no estado. “É importante todos terem consciência dos sintomas de qualquer doença vesicular. Qualquer sintoma identificado deve ser comunicado imediatamente à Adapar, para que tomemos as medidas de diagnóstico, detectando se é ou não Febre Aftosa”.

Outra ação prática do Conselho, segundo Liziane, será a capacitação técnica de contingência. “Temos que ter consciência de que o vírus da Febre Aftosa se espalha muito rápido. Por isso, é importante que os técnicos estejam capacitados. Se houver um foco da doença, ele deve ser detido o quanto antes”.

Apesar das ações do CSA estarem voltadas neste momento à Febre Aftosa, a médica veterinária ressalta que com a reestruturação do Conselho, outras ações voltadas à sanidade serão retomadas. “Já destacamos, por exemplo, que a agroindustrialização tanto animal quanto vegetal deve receber uma atenção especial do CSA na região. Estamos pensando em realizar reuniões periódicas, a cada dois meses, para alinhar nossas atividades”.

Participaram do encontro, representantes do Sindicato Rural, Adapar, Seab, Secretaria Municipal de Agricultura, Cooperaliança, Coamig, Unicentro, Emater, Faculdade Guarapuava, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sociedade Rural e Aeagro.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.