Sindicato Rural recebe, dia 16, Painel de Custos de Produção de Grãos

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 08 de julho de 2019

Sindicato Rural recebe, dia 16, Painel de Custos de Produção de Grãos

Com apoio da FAEP, reunião visa gerar informação para ajudar o produtor a decidir - dados estarão disponíveis no site da CNA

 
O Sindicato Rural de Guarapuava vai sediar, a partir das 8h30 da próxima terça-feira, dia 16 de julho, mais uma edição do Painel de Custos de Produção de Grãos. Realizado há vários anos, o Painel é uma das ações do Projeto Campo Futuro – parceria entre a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq). 
 
O objetivo é reunir e divulgar dados atuais sobre os investimentos necessários em diversas atividades agropecuárias, para dar ao produtor um parâmetro de planejamento. Por isso, todos os anos, os dados obtidos são publicados no site da CNA (www.cnabrasil.org.br).
 
Para chegar àqueles números, o Painel promove rodadas de reuniões de trabalho, nas quais técnicos e agropecuaristas constroem juntos uma planilha de custos das atividades analisadas em cada caso. A metodologia leva em conta características locais, como o perfil das propriedades, preço de insumos, custo de mão-de-obra, de operações de manejo, inventário de máquinas e equipamentos, entre outros detalhes. 
 
Com participação da FAEP, que no Paraná organiza o Painel, o encontro de Guarapuava vai abordar as culturas de soja, milho, trigo, feijão e cevada. Produtores rurais do centro-sul paranaense que desejarem contribuir com informações também podem comparecer (a participação é gratuita), bastando para isso entrar em contato antecipadamente com o Sindicato Rural. A entidade está situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon (42 3623-1115). 
 
Ainda durante este mês, o Painel de Custos de Produção de Grãos também ocorrerá em outras cidades paranaenses, como Castro, dia 15 (soja, milho, feijão, trigo e cevada); Cascavel, dia 17; e Londrina, dia 18 (em ambos os locais, análise das culturas de soja, milho de 1ª e 2ª safra e trigo). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Na imagem: safra de soja em propriedade rural do centro-sul do PR - Foto: Sindicato Rural/Setor de comunicação)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.