Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa terminou na última sexta-feira (31)

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 03 de junho de 2019

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa terminou na última sexta-feira (31)

Unidade da Adapar em Guarapuava informa que índice de animais vacinados está abaixo da expectativa. Para os produtores que não cumpriram o prazo, é importante que vacinem o rebanho o quanto antes

Terminou na última sexta-feira (31), a última Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Paraná. Nesta etapa os produtores rurais deveriam vacinarbovinos e búfalos com até 24 meses de idade.

Além de vacinar, o produtor devia preencher o Comprovante de Vacinação, relacionando corretamente a quantidade de animais existentes e de animais vacinados, por sexo e idade. A quantidade de animais relacionada no Comprovante será cadastrada na ADAPAR e, portanto, deve ser exatamente igual ao existente na propriedade.

Segundo a unidade da Adapar em Guarapuava, o índice da vacinação e comprovação da região (incluindo 16 municípios) ainda está muito baixo. A orientação é que os pecuaristas realizem o processo de vacinação e comprovação o quanto antes.

A Adapar ainda orienta que devido à falta da vacina em casas agropecuárias na região, os produtores encomendem a quantidade de doses necessárias para seu rebanho.

A unidade ainda ressalta que mesmo os produtores que não possuem animais na faixa etária de 0 a 24 meses também são obrigados, pela legislação, a comprovar o saldo de animais durante a campanha.

Como fazer a comprovação

Para fazer a comprovação da vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária: levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina. A Adapar em Guarapuava fica na Rua Vicente Machado, 1811, Centro.

Além disso, o processo de comprovação pode ser feito online. Se optar por este meio, oprodutor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br).

A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.