Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 10 de maio de 2019

Terminam nesta sexta, dia 10, inscrições para o Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água

Cooperados se inscrevem na Agrária; associados ao Sindicato Rural, na entidade

 
Terminam nesta sexta-feira, dia 10 de maio, as inscrições para a 4ª edição do Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água. Promovido pela Agrária e voltado a cooperados e produtores rurais associados ao Sindicato Rural de Guarapuava, o rally acontecerá no dia 21 deste mês. As inscrições, para cooperados, são feitas junto ao Departamento de Assistência Técnica da Agrária, e, para produtores rurais associados ao sindicato, na entidade, situada na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon. 
 
A Comissão Organizadora lembra que as equipes podem ter de duas a quatro pessoas (no mínimo, piloto e navegador). A taxa de inscrição é de 5 kg de alimento não perecível por pessoa. Toda a arrecadação será destinada ao Hospital Semmelweis, localizado no distrito de Entre Rios.
 
Como em todas as edições, nesta está prevista, com antecedência, a adesivagem dos veículos. Para os cooperados, será nesta sexta-feira, 10 de maio, na cooperativa. Para os associados ao Sindicato Rural, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 13, às 8h30, na entidade. 
 
A largada do rally, dia 21, ocorrerá na FAPA, por volta das 9h. O trajeto deverá percorrer cerca de 200 quilômetros na região, com a chegada prevista para o final da tarde, no Parque Recreativo Jordãozinho. 
 
O Rally de Uso e Conservação do Solo e da Água tem como objetivo conscientizar produtores rurais sobre a necessidade e as técnicas de preservação dos recursos naturais. Neste ano, a programação traz algumas novidades: o período de realização da competição passou a ser o mês de maio – período de entressafra na região de Guarapuava (PR). Com isso, o evento visa concentrar a atenção para a necessidade de se utilizar técnicas conservacionistas, como a cobertura outonal. “Nessa época, essas boas práticas são mais visíveis no campo”, destacou o coordenador da FAPA, Márcio Mourão. “Antes do plantio de inverno, se o solo estiver mais ‘desprotegido’, sem a devida cobertura, corre-se o risco de erosão e outros problemas que prejudicam a qualidade e a estrutura do solo, e que podem inclusive contaminar as fontes de água. É isso que queremos mostrar nesta edição: a importância dessas técnicas”, explicou. 
 
Também o formato da competição sofreu alterações. Além do rally de regularidade, que coloca à prova a destreza dos pilotos nas estradas rurais, contará pontos para a equipe a participação em atividades educativas (relacionadas às boas práticas agrícolas e conservação do solo e da água) em cinco pontos de parada ao longo do trajeto. Essas atividades serão desenvolvidas e acompanhadas pelos pesquisadores da FAPA, segundo a expertise de cada um. Em cada um dos pontos, os participantes terão ainda a oportunidade de interagir com os apoiadores do evento.
 
Outras informações podem ser obtidas junto aos organizadores (Na Agrária: 3625 8053 – No Sindicato Rural: 3623 1115).
 
Apoiam o rally: Adama, BASF, Bayer, Pioneer, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema FAEP e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).
 
 
 
 
 
 
(Com informações da Agrária)
 
 
 
 
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.