Molion falou sobre variabilidade climática global no Sindicato Rural

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 08 de maio de 2019

Molion falou sobre variabilidade climática global no Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Guarapuava sediou na noite da última terça-feira (7), a palestra Previsão climática safra 2018-2019 e tendência global para 10 anos, com o pesquisador Luiz Carlos Baldicero Molion. O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre produtores rurais, profissionais e acadêmicos da área do agronegócio.

Molion é bacharel em FÍsica pela USP, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA) e pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas. Ele defende que a variabilidade climática global acontece de forma natural e que as atividades humanas não são capazes de interferir. “A variabilidade do clima é natural. Nós passamos por um período de aproximadamente 1350 D.C. até início do século XX (1915) em que as temperaturas estavam naturalmente baixas. A partir daí, começou aquecer porque o sol entrou em atividade maior e o sol estando mais ativo, há mais energia no sistema. Mas não foi por conta do CO² (dióxido de carbono)”, explica.

O pesquisador comenta que o chamado efeito estufa existe desde 1826. “Mas, na verdade, ele nunca foi comprovado cientificamente. O fato é que hoje a mecânica quântica moderna explica que o CO² absorve a radiação infravermelha e com isso, a molécula de CO² vibra, causando um efeito sanfona. Esses movimentos fazem com que a molécula de gás carbônico se choque com as outras moléculas que existem no ar, principalmente nitrogênio, que constitui 78% da nossa atmosfera, oxigênio 21% e argônio 0,9%. Então 99% da nossa atmosfera é constituída por estes três gases e o CO² entra só com 0,04%. A cada molécula de CO² existem 2500 moléculas dos outros gases. De tal forma que quando o CO² vibra, ele se choca e transfere a energia absorvida para essas outras moléculas. Então a teoria está errada quando diz que o CO² absorve energia e emite em direção à superfície. O CO² absorve energia, mas esta absorção é insignificante”, diz o palestrante.

Molion defende que nenhuma das atividades humanas, seja na queima de petróleo ou carvão mineral, por exemplo, que libera gás carbônico, nem a agropecuária que emite o metano (CH4) e nem mesmo o desmatamento são capazes de interferir nas mudanças climáticas global. “O desmatamento causa prejuízos sim ao planeta de forma local, como perda de biodiversidade e até prejudicando o próprio solo, causando erosão. Mas no clima global não interfere”, observa Molion.

A matéria completa sobre a variabilidade climática, apresentada por  Molion, estará disponível na próxima edição da Revista do Produtor Rural do Paraná, veículo produzido pelo Sindicato Rural de Guarapuava.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.