Pecuarista investe em Brachiaria híbrida da Barenbrug e alcança elevada produtividade animal

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 17 de abril de 2019

Pecuarista investe em Brachiaria híbrida da Barenbrug e alcança elevada produtividade animal

A Fazenda Buffalo, localizada na cidade de Otacílio Costa/SC, é a matriz da família Rizzi que trabalha com pecuária de corte (ciclo completo), criação de animais da raça Aberdeen Angus, e cultivo de milho e soja, por meio do sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP). A família possui ainda uma segunda fazenda, a Santa Maria, em Rio do Sul/SC, sendo esta focada em pecuária de corte no sistema de cria e recria. 
 
Desde o ano passado, os proprietários decidiram investir na implantação da Brachiaria híbrida cv. Mulato II, da Barenbrug, em cinco hectares na Fazenda Buffalo, que possui área total de 350 hectares e 250 animais.  
 
Segundo Alisson Pamplona Rizzi, Sócio-proprietário das Fazendas, a escolha pelo Mulato II se deve, principalmente, pela quebra de paradigma que a família vem gradativamente implantando nas propriedades. “Estamos em constante evolução, buscando agregar tecnologia e inovações com o objetivo de trazer maior retorno com melhor custo. Vislumbramos no Mulato II esta possibilidade, por ser um cultivar diferenciado, uma ‘novidade’ e ao mesmo tempo um ‘desafio’ em nossa região devido ao inverno rigoroso”, explica. 
 
Os principais benefícios notados pelo pecuarista com o uso da braquiária foram: ótima capacidade de rebrote/perfilhamento e cobertura de solo, resistência a doenças e boa aceitação dos animais. “Notamos que ele é muito resistente ao ataque de pragas e doenças. Desde sua implantação até o presente momento, não tivemos nenhum tipo de ataque neste sentido”, esclarece. 
 
Outro destaque do Mulato II é em relação ao peso do gado. “Pelo fato da forrageira ter alto teor de proteína, é um grande promotor de desenvolvimento dos animais. Pelos números que temos, o GMD (ganho médio diário) tem ficado na casa de 0,9kg/cab/dia”, pontua. 
 
Rizzi afirma que o objetivo para o futuro é ampliar o uso da braquiária na filial em Rio do Sul. “Nossa propriedade sempre esteve com pastagem ‘nativa melhorada’ ou pastagem anual (milheto, capim sudão, aveia, azevém, entre outros). Realizamos a implantação do Mulato II por dois motivos que acreditamos ser diferenciados: o alto teor de proteína e a resistência a frio/geada. Se comprovada a tolerância a essa condição, típica da nossa região, iremos fazer o incremento de mais 40 hectares na Fazenda Santa Maria”. 
 
A Braquiária híbrida cv. Mulato II é comercializada incrustada, com pureza mínima de 95% e com o novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, a tecnologia Yellow Jacket® inclui inseticidas de amplo espectro, um complexo de macro e micro nutrientes e um bioestimulante, formulação esta que proporciona uma maior proteção inicial e velocidade no estabelecimento das plantas no pasto. 
Sobre a Barenbrug Brasil
 
A Barenbrug do Brasil é uma empresa do Royal Barenbrug Group, com mais de cem anos de vida, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. É especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes. Desenvolve tecnologias inovadoras para manejo de pastagem e, por meio do programa de melhoramento genético e de sua rede de distribuição, oferece cultivares superiores ao setor agropecuário, adaptadas e com alto potencial de conversão em produto animal. A empresa foi fundada na Holanda em 1904 e possui 27 filiais presentes em todos os continentes – especializadas também no melhoramento genético e na produção de sementes para gramados e forrageiras – o que a torna uma das maiores companhias do setor no mundo. No Brasil desde 2012, a Barenbrug é a única empresa privada especializada em melhoramento genético de forrageiras tropicais. Para mais informações, visite www.barenbrug.com.br

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.