Xico Graziano destaca desafios do agronegócio

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 01 de abril de 2019

Xico Graziano destaca desafios do agronegócio

Realizada nesta segunda-feira, 8, em Guarapuava, palestra do agrônomo e professor é parte do projeto CBN Agro 2019

 
 
O agronegócio tem vários desafios a enfrentar nos tempos atuais, para alcançar sua sustentabilidade, entre os quais se adaptar às novas tecnologias e se sintonizar com a demanda cada vez maior por alimentos saudáveis. Estas foram algumas das mensagens que o agrônomo e professor Xico Graziano levou a agricultores, pecuaristas, profissionais de carreiras ligadas ao agronegócio, empresários e estudantes, na noite de segunda-feira, 8 de abril, em palestra do Ciclo CBN Agro 2019, realizada no Vittace Centro de Evento, em Guarapuava. 
 
Com a experiência de quem é Mestre em Economia Agrária (USP, 1977), Doutor em Administração (FGV/SP, 1989), professor da Unesp/Jaboticabal (1976-92) e ocupou vários cargos públicos, destacando-se os de Secretário Estadual do Meio Ambiente (2007-2010), Secretário Estadual de Agricultura (1996-98), presidente do Incra (1995) e chefe de gabinete pessoal do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995), Graziano ressaltou que as mudanças locais e globais trazem tendências que influenciam o dia a dia das pessoas e os mercados nacional e internacional. 
 
Entre outros desafios do agronegócio, ele sublinhou a necessidade das gerações mais antigas se abrirem à cultura da colaboração e do trabalho em equipe, que vem ganhando espaço em especial entre os jovens, através da internet. Segundo lembrou, aquela visão inclui a própria gestão das fazendas: “esse é um dos desafios, como gerir bem o seu negócio? Hoje, as margens de lucro são pequenas, a terra é muito cara. Então, a gestão da propriedade passou a ser uma coisa decisiva. Em geral, os filhos dos agricultores têm ferramentas de Internet muito boas, na pecuária, na agricultura. Os jovens têm o smartphone e vão administrando ali. Eles trabalham em grupo”. 
 
Iniciativa da CBN de Londrina, o CBN Agro conta com a parceria da Rádio Massa, além de vários apoiadores, como a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Neste ano, as palestras acontecem também em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão e em Campo Grande (MS).
 
Em Guarapuava, o Sindicato Rural tem sido um dos apoiadores locais do ciclo de palestras. No evento de ontem, esteve também presente o presidente da entidade sindical, Rodolpho Botelho, além de diretores e sócios do sindicato, e ainda o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, que compareceu com outros membros da federação. 
 
 
 
 
 
 
(Foto/Sindicato Rural de Guarapuava)
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.