REVISTA DO PRODUTOR RURAL circula nesta quinta

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

REVISTA DO PRODUTOR RURAL circula nesta quinta

Reportagem de capa é "Vida que segue", analisando a necessidade de seguir em frente em meio aos altos e baixos da economia

 
 
Chegou nesta quinta-feira, 13 de dezembro, a edição nº 70 (outubro/novembro 2018) da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. Mais uma vez, a publicação traz inúmeras informações sobre eventos e questões técnicas da agricultura e da pecuária, em Guarapuava e região. A reportagem de capa, “Vida que segue!”, enfoca a necessidade de prosseguir com o trabalho no campo, sob chuva ou sol, com crise ou com retomada do crescimento econômico. Nesta reportagem especial, várias lideranças analisam o que foi o ano de 2018 em seus respectivos setores e o que esperam para 2019. Os entrevistados são representantes de Guarapuava e região em importantes comissões técnicas da FAEP. E vale a pena conferir a entrevista que abre a matéria: um dos maiores especialistas em agronegócio do Brasil, Eugênio Stefanelo, comenta os cenários para setores como bovinocultura de corte, a de leite, além das culturas de soja, milho e trigo. 
 
A soja mereceu atenção ainda em outra matéria que vale a pena conferir: a revista voltou ao campo e foi verificar as expectativas de dois produtores rurais da região sobre a safra 2018/2019. Os entrevistados relatam que sua expectativa é de estabilidade. A reportagem traz também a palavra da COAMO, em Guarapuava, sobre sua estimativa para a próxima colheita da oleaginosa, ao lado um panorama local e nacional, com os números do DERAL e da CONAB. 
 
Outro assunto importante, que faz parte desta edição: o seguro rural. Consultor da FAEP, Pedro Loyola analisa em um artigo as mais recentes medidas do governo para o seguro. 
 
A revista mostra também que o Programa Pecuária Moderna, lançado em agosto de 2015, continua em andamento, com ações concretas. Coordenador do Comitê Gestor do plano, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, foi à 18ª Expopato, em novembro, na cidade de Pato Branco, para proferir palestra sobre a iniciativa. O convite partiu da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco e teve como objetivo divulgar o programa também para profissionais do sudoeste do Paraná. Botelho tem defendido os objetivos do Pecuária Moderna, que se resumem na modernização da bovinocultura de corte, com mais tecnologia e maior eficiência nos índices zootécnicos, foco em mercados de carne de qualidade, visando trazer mais rentabilidade ao produtor. 
 
Com os olhos voltados igualmente para uma pecuária de qualidade, o PROMEBO®, Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, um dos mais antigos e mais respeitados programas em sua categoria no Brasil, realizou curso de reciclagem para avaliadores de bovinos. Especialistas convidados a palestrar apresentaram e debateram com os participantes os parâmetros para os avaliadores realizarem seu trabalho, que é a orientação para que o criador possa identificar em sua propriedade quais são os animais de maior qualidade genética – aqueles que, na comercialização, são mais valorizados. A revista conversou com organizadores.
 
Outra matéria volta a falar de um ponto importante para a agricultura: a sustentabilidade. Num curso do SENAR-PR, em Guarapuava, profissionais apresentaram projetos de conservação de solo e água. 
 
Uma das mais importantes iniciativas do SENAR-PR e do Sistema FAEP, o Agrinho, também está nas páginas desta edição. Matéria mostra como foi o encerramento do concurso, que ocorreu em Curitiba. E para completar, a reportagem da REVISTA DO PRODUTOR RURAL também antecipa que o SENAR-PR, em Guarapuava, já faz uma avaliação muito positiva deste ano, contabilizando um aumento significativo no número de cursos realizados. 
 
O show de encerramento de ano do Sindicato Rural de Guarapuava é mais um tema de destaque. Na ocasião, a entidade convidou diretores, parceiros, associados e colaboradores para esta confraternização, ao som da melhor música nativista do quarteto Coração de Potro (Lages/SC) – um grupo de destaque, que tem contado com fãs em seus shows e na internet. 
 
A direção do Sindicato Rural de Guarapuava e da REVISTA DO PRODUTOR RURAL aproveitam o ensejo de fim de ano para agradecer aos parceiros da entidade sindical, aos anunciantes da revista e a todos os produtores rurais que, em 2018, continuaram a contribuir com sua entidade representativa, assim como àqueles que compareceram aos eventos técnicos promovidos e/ou sediados pelo sindicato. O agradecimento se estende ainda aos agricultores e pecuaristas que, ao longo do ano, abriram suas porteiras, recebendo a reportagem da revista e dando entrevistas para as matérias, seja sobre as safras de verão ou de inverno, sobre novos conceitos de gerenciamento da rotina na propriedade ou ainda sobre novas tecnologias que estão implantando em seus sistemas produtivos. O sindicato e a revista agradecem também aos leitores.  A todos, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.