Agrinho: para aluna de Guarapuava chegar à final já é uma conquista

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Agrinho: para aluna de Guarapuava chegar à final já é uma conquista

Aluna da Escola Municipal Domingos Sávio se classificou no concurso de redação

 

Entre os finalistas do Agrinho 2018 de todo o Paraná, uma aluna de Guarapuava teve, com a notícia de sua classificação, uma alegria especial: com apenas oito anos de idade, no terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Domingos Sávio, Hevelyn Vitória, ainda antes de participar do Concurso de Redação do Agrinho, se entusiasmou ao saber que haveria premiação para os vencedores – e se imaginou na final. Com sua aptidão para escrever, a menina enfrentou o desafio e produziu um texto que a classificou para estar no encerramento estadual do programa, no próximo dia 5 de novembro, em Curitiba, quando ocorrerá a premiação dos vencedores, de diversas regiões paranaenses, em várias modalidades. Independentemente de ganhar, para a menina, sua família e seus professores, sua colocação já é uma conquista.

Ao comentar seu texto, Hevelyn explicou que descreveu os meios urbano e rural, concluindo que cada uma das duas realidades tem seu valor: “A minha redação, fiz sobre o campo e a cidade. Ela falava que a cidade tinha várias belezas, as coisas turísticas; falava que o campo é um lugar muito bom de se viver e que cada uma delas era bonita do seu jeitinho”. A menina lembra do que sentiu ao tomar conhecimento de sua colocação:  “Eu fiquei com muita alegria, porque é uma coisa muito legal pra mim”. A tia da aluna, Cristiane Jonson Prudente, ressaltou a animação de toda a família diante da novidade: “Quando a mãe contou que ligaram, que ela tinha ficado na final, foi uma alegria enorme, tanto para nós quanto para ela”, contou.

Quem até agora também compartilha do entusiasmo de Hevelyn é a professora Simone Ferreira Zeni: “Fiquei muito contente em saber que ela foi para a final entre tantos (alunos)”. Segundo comentou, o bom desempenho da aluna na escrita não é novidade, mas um de seus pontos fortes: “Ela faz textos maravilhosos, então mereceu mesmo”, enfatizou Simone.

Alegria foi o que sentiu também a gestora da escola, a pedagoga Beatriz Terezinha Morais de Ramos. Ela ressaltou que a classificação de Hevelyn destaca toda a instituição de ensino, que neste ano completou quatro décadas de fundação e, há vários anos, participa do Agrinho. “Acho que primeiramente é um orgulho para a escola, um reconhecimento do trabalho pedagógico, principalmente em relação à professora, pela conquista”, afirmou. Já para a própria aluna, Beatriz Terezinha vê um significado importante: “É uma das primeiras conquistas da vida dela”.

A secretária municipal de Educação de Guarapuava, Doraci Senger Luy, comentou que o Agrinho se soma a objetivos definidos para a formação dos alunos, como a importância dada à redação. “O projeto Agrinho vem como algo a mais, mas contemplando também o que está no planejamento”. Para ela, a classificação de Hevelyn traz entusiasmo: “De uma forma geral, isso motiva os demais alunos, como também mexe com toda a rede de ensino, no sentido de também querer participar”. Doraci sublinhou também que a presença da pequena guarapuavana no encerramento do programa concretiza outro objetivo da secretaria de Educação: “O nosso desejo é este: que o aluno não tenha só aquela formação acadêmica, de ficar só dentro da sala de aula. Mas que o trabalho possa ser expandido, mostrado além dos muros da escola”, completou.

O vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro, também falou sobre a classificação de uma aluna de Guarapuava para a final do Agrinho: “Vejo como algo de grande importância, porque o programa traz a informação do campo para a cidade”. Para Vezzaro, o fato valoriza os professores e a própria finalista. “Acredito que vai refletir na sua classe, na sua escola, motivando ainda mais a escola, e as outras escolas e os outros alunos, para participar de forma efetiva”, concluiu.

Neste mês, a organização do Agrinho divulgou os classificados para a final em Curitiba, nas categorias Experiência Pedagógica, Núcleo, Município e Escola Agrinho.

 

Agrinho: um programa do Sistema FAEP/SENAR-PR

Agrinho é a principal ação de responsabilidade social do Sistema FAEP. A iniciativa é resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, os municípios paranaense e diversas empresas e instituições públicas e privadas. Com 23 anos de trabalhos no Paraná, o programa leva às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o Agrinho conta com a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado. Especialistas de renome nacional e internacional fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o programa. Todos os anos, as atividades incluem também um Concurso, nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho, com premiação.

 

 

Agrinho 2018 – Finalistas da região de

abrangência do SENAR-PR em Guarapuava

 

Categoria Núcleo de Ensino:

Pitanga

 

Categoria Município:

Nova Tebas

 

Categoria Experiência Pedagógica (Rede Pública de Ensino):

 

Escola Elias Papanastacio / Nova Tebas

Professora Sônia Maria Montani

 

Escola Osvaldino A. da Silva/Nova Laranjeiras

Professora Edna Fernandes Da Silva

 

- Nos concursos entre alunos

(* Área de abrangência do SENAR-PR em Guarapuava)

 

Andressa Rodrigues Nunes – Desenho Ed. Especial

Osvaldino da Silva / Nova Laranjeiras

 

Gabrielly Martins Quadros – Desenho 1° Ano

Osvaldino da Silva / Nova Laranjeiras

 

Mirian Taina Araujo – Redação 2° ano

Florindo Pellizzari / Laranjeiras do Sul

 

Hevelyn Vitória Perredo dos Santos – Redação 3° ano

Domingos Sávio / Guarapuava

 

Gustavo André Ossoski – Redação 4° ano

Jarbas Passarinho / Quedas do Iguaçu

 

Mariana Lago – Redação 5° ano

Inês Vailatti / Porto Barreiro

 

Adrieli Santos Silva – Redação 6° ano

Bento Munhoz da Rocha Netto / Pinhão

 

Tainara Aparecida Martins – Redação 7° ano

São Manoel / Santa Maria do Oeste

 

Vitor Hugo Gjigoski Boeno – Redação 8° ano

Pedro I / Pitanga

 

Bruna Marcela Padilha Bagnhuk – Redação 9° ano

João Cionek / Santa Maria do Oeste

 

Confira a lista completa no site do Agrinho 2018:

http://www.agrinho.com.br/concurso-agrinho/classificados-agrinho-2018

 

 

 

 

Na imagem: a pedagoga Beatriz, a aluna Hevelyn e a professora Simone (Foto/Sindicato Rural de Guarapuava)

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.