Chegou nesta sexta-feira, 24, nova edição da Revista do Produtor Rural

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Chegou nesta sexta-feira, 24, nova edição da Revista do Produtor Rural

A publicação destaca o evento Dia do Agricultor, do Sindicato Rural de Guarapuava

 

Chegou na manhã desta sexta-feira, 24 de agosto, a edição 68 da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. A matéria principal traz a homenagem que o Sindicato Rural de Guarapuava mais uma vez prestou àqueles que trabalham na agricultura e na pecuária, com o evento Dia do Agricultor. A festa aconteceu no último dia 27 de julho, na sede da entidade sindical, reunindo centenas de pessoas, entre associados e familiares, diretoria, parceiros e amigos do sindicato. Fotos e relatos mostram um pouco do que foi este que é um momento especial: quando o sindicato destaca a importância econômica e social dos produtores para a região e o país. Na matéria é possível rememorar também a alegria e o clima de confraternização daquela data especial para todo o setor rural. 

Mantendo sua linha de mostrar questões técnicas do campo, a publicação traz ao mesmo tempo várias matérias que abordam culturas, eventos e pesquisa. 

Uma delas é o Encontro Técnico da Batata, que aconteceu no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava, apresentando desafios e perspectivas de uma atividade bastante tradicional em nível regional. Em entrevistas, os palestrantes resumem seus pontos de vista, dando uma visão da cultura. 

Como também não poderia deixar de ser, a revista volta a abrir várias páginas para o maior evento do agronegócio do centro-sul paranaense: promovida pela Sociedade Rural Guarapuava, com diversos apoios, a 43ª Expogua, neste ano trouxe novidades, como o Espaço da Pecuária da Cooperaliança, onde aconteceram vários eventos técnicos. Palestrantes e convidados, em entrevistas, comentam os assuntos tratados – todos considerados por organizadores e público como de grande relevância para a pecuária, já que apontam para as oportunidades no mercado externo e os desafios da eficiência para uma maior produtividade. 

Em outra matéria, o tema é a reunião regional do Projeto Campo Futuro, de levantamento de custos de produção de grãos, que teve em Guarapuava, no Sindicato Rural, mais uma edição. Técnicos da FAEP, CNA e CEPEA conversaram com produtores sobre a realidade do centro-sul paranaense em termos de custos das lavouras. 

Estradas rurais são também um assunto sempre importante. A revista enfoca obras para revitalizar um trecho entre o distrito do Jordão e a Colônia Vitória, em Guarapuava.

Ainda nesta edição, a equipe da revista voltou ao campo, para mostrar o sistema produtivo de uma propriedade, na região do distrito de Palmeirinha, que, sendo tradicional na bovinocultura de corte, decidiu há alguns anos partir também para a de leite. Na fazenda, o proprietário conta que iniciou ainda, há cerca de dois anos, outro desafio, que foi passar da criação extensiva das vacas para a intensiva – um passo que, conforme ressalta, é um aprendizado constante. 

Na setor de pesquisa, a publicação mostra como a Fazenda Escola da Unicentro realizou levantamentos de atributos do solo, para balizar as pesquisas. O diretor detalha o trabalho e sua importância para as atividades que já acontecem no local, onde este ano já teve lugar um segundo dia de campo. 

No âmbito do Sistema FAEP, dentre as iniciativas do SENAR-PR, uma mereceu matéria de destaque: a realização do seminário regional do Agrinho, que aconteceu em Pitanga, reunindo palestrantes altamente capacitados na questão da educação e nada menos do que cerca de 400 participantes. Repetindo o sucesso de outras edições regionais no Paraná, o evento teve por objetivo a formação continuada de professores de escolas que aplicam o Agrinho em sua grade curricular. O momento foi de repensar os paradigmas e os caminhos do ensino no século XXI, quando os jovens têm novas formas de se comunicar. 

Não menos importante, outro tema se destaca neste momento: a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Matéria mostra que já começou o período para se fazer a declaração, um compromisso importante ao qual o produtor rural deve estar atento. 

A distribuição da revista começou hoje, quando será encaminhada a associados ao Sindicato Rural de Guarapuava e parceiros da entidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.