Prefeitura de Bituruna inicia contagem regressiva para a 1ª Festa da Erva Mate

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Prefeitura de Bituruna inicia contagem regressiva para a 1ª Festa da Erva Mate

Programação apresenta atividades culturais, gastronômicas, esportivas e sobre a cadeia produtiva da erva mate

Faltando  um mês para a 1ª Festa da Erva Mate de Bituruna, a Prefeitura de Bituruna apresenta a programação completa do evento. São atividades culturais, gastronômicas, esportivas e voltadas aos produtores de erva mate e ervateiras. O evento acontece entre nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Parque de Eventos, com entrada, estacionamento e atrações gratuitas.

Na sexta-feira, dia 21 de setembro, o Parque de Evento abre as 18h para o público e a atração principal é o show gratuito com “Chiquito e Bordoneio”, a partir das 20h. No sábado, 22 de setembro, as atividades começam as 8h com mateada campeira. Às 9h15, o Encontro Mate Cultural oferece palestras direcionadas a produtores e ervateiros. Ainda haverá Escola do Chimarrão, concurso da Prenda Farroupilha, Cavalgada e show com “Tchê Guri”. Já no domingo, 23 de setembro, às 6h haverá café tropeiro, seguido de missa crioula. Às 9h, são esperados mais de 200 corredores para o 2° Trail Running da Erva Mate, uma corrida de aventura com 6,5km. Encerrando o último dia de atividades ainda haverá Gincana do Agricultor e concurso da maior folha de erva mate.

Todos os das haverá praça de alimentação, estande das ervateiras e atividades do BAR-Baquá Lounge, um espaço para degustação de drinks a base de erva mate e atrações surpresa. A Festa da Erva Mate de Bituruna foi pensada para fomentar e valorizar o cultivo e processamento da erva mate é uma das principais atividades econômicas da região sul do Paraná, sendo a fonte de renda de cerca de 10 mil famílias. Apenas em Bituruna há cerca de 1.000 propriedades produzindo erva mate. 

Realização: Prefeitura de Bituruna

Apoio: Associação de Danças Gaúchas de Bituruna, Associação dos Trabalhadores Rurais de Bituruna, Erva Mate Chimarrão Chaleira Velha, Erva Mate Chimarrão Rancho Nativo, Erva Mate Estrela Dourada, Erva Mate Herança, Erva Mate Quero Mais, Erva Mate Verde Real, Ervateira Selva, Ervateira Bituruna, Emater, Ibramate, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e Sítio 3 Meninas.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.