Sicredi apresenta iniciativa de responsabilidade social em congresso internacional na Itália

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 10 de julho de 2018

Sicredi apresenta iniciativa de responsabilidade social em congresso internacional na Itália

Evento promovido pela Scholas Occurrentes busca conectar instituições e apresentar bons exemplos

No final de junho, o Sicredi - primeira instituição financeira cooperativa do Brasil - foi convidado pela Scholas Occurrentes, instituição educacional criada pelo Papa Francisco quando era arcebispo em Buenos Aires, para apresentar sua principal iniciativa de responsabilidade, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), para mais de 30 países.

Marcello Zanlucci, assessor de Programas Sociais da Sicredi Centro Oeste Paulista, falou sobre o PUFV durante a quarta edição do congresso internacional, que aconteceu no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, a "Casa de Verão dos Papas", na Itália. O evento, que teve como tema “Universidade e Escola - Relançar a universidade em saída”, buscou conectar as instituições participantes de diversas partes do mundo, com a apresentação de estudos e trabalhos dos centros de pesquisas voltados para a busca por melhorias dos atuais problemas sociais e educacionais da humanidade.

“Discutimos, sobretudo, a realidade brasileira para juntos alcançarmos um futuro melhor, justo e fraterno, pelas vias da educação. Além disso, pudemos falar sobre os projetos de sucesso que são realizados em nosso País, como o Programa A União Faz a Vida”, ressaltou Marcello.  

O PUFV tem como objetivo desenvolver valores de cooperação e cidadania com crianças e adolescentes, a partir da metodologia de projetos desenvolvida pelo Sicredi. Toda ação nasce de uma pergunta, formulada pelos alunos, em conjunto com os educadores, a partir da curiosidade deles em relação a um determinado tema. Com a formulação da pergunta, é promovida uma expedição investigativa, ocasião na qual os alunos ultrapassam os muros escolares e vão a campo a fim de encontrar a resposta para o projeto. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Atualmente, em âmbito nacional, o Programa é desenvolvido em 292 municípios brasileiros, 1.485 escolas, com a participação de aproximadamente 21 mil educadores, atingindo 229 mil crianças e adolescentes.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.