Sistema de Gestão Ambiental será implantado em Guarapuava

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 02 de julho de 2018

Sistema de Gestão Ambiental será implantado em Guarapuava

Na manhã da última sexta-feira (29), os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente participaram de uma capacitação sobre o novo SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Uma ferramenta online que possibilita gerar solicitações de licenciamento ambiental pela internet, reduzindo o tempo de espera do usuário e desburocratizando os processos.

Os técnicos aprenderam sobre o funcionamento do sistema, como, por exemplo, cadastrar as normas e procedimentos do município. “Também apresentamos o papel de cada técnico no processo, desde a parte de protocolo até a assinatura de liberação”, completou o engenheiro ambiental do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Altamir Hacke. Além da parte teórica da capacitação, os técnicos participaram ainda de uma simulação de atendimento.

A capacitação foi ministrada pelos analistas de sistemas da Celepar, Leandro dos Santos Araújo e João Paulo Rocha Neto, Rosangela Ribierski, pela engenheira química e diretora de licenciamento do IAP, Ivonete Chaves, e pela engenheira agrônoma do IAP, Rossana Baldanzi.

SISTEMA

O SGA, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná e Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), reduz em 60% o tempo de espera do usuário pela emissão de um documento e a previsão é que diminua ainda mais. “Antes os usuários precisavam vir até a secretaria e agora tudo será feito pela internet, o que facilita a vida do usuário, porque solicitações de documentos e de complementações também podem ser feitas através do sistema, sem precisar de ofícios e correspondências”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo.

De acordo com o secretário, para adotar a ferramenta em Guarapuava, também foi importante trabalhar dentro da esfera municipal para que fossem criadas normas e procedimentos junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. “Ele é fundamental para o projeto de desburocratização do Governo, pois permite mais agilidade, transparência e padronização de procedimento”.

A ferramenta permite ainda ao Governo do Estado aperfeiçoar a gestão ambiental e o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, já que com a integração de dados é possível produzir relatórios sobre o uso de recursos naturais e emissão de poluentes. Ela trabalha com a integração de dados georreferenciados, leis, normas e padrões ambientais atualizados, que integram informações do licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.