Nutron apoia Projeto Unileite em Minas Gerais

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 27 de junho de 2018

Nutron apoia Projeto Unileite em Minas Gerais

Projeto Unileite visa o controle da mastite e qualidade do leite em fazendas leiteiras

Um dos pilares de atuação da Cargill Nutrição Animal - detentora da marca Nutron - é apoiar o desenvolvimento das comunidades nas regiões que atua como forma de garantir a sustentabilidade, especialmente nas pequenas propriedades rurais que enfrentam grandes desafios no mercado atual.

Foi em Minas Gerais, estado que mais produz leite no Brasil, que a Nutron firmou a parceria com o Projeto Unileite. Buscando uma forma de apoiar o desenvolvimento da comunidade local, a marca apoia a iniciativa do Professor Livio Molina, na Escola de Veterinária da UFMG, em Belo Horizonte.

“O Unileite é um projeto que sempre nos chamou a atenção pela força que tem em transformar para melhor a vida das pessoas envolvidas na produção de leite - tanto dos produtores, quanto ordenadores e estudantes que se dedicam ao projeto. É uma corrente do bem, idealizada pelo professor Lívio, que une todos os elos da cadeia produtiva em um propósito comum de gerar mais prosperidade às pessoas, com respeito e amor aos animais. Acreditamos nesses princípios e por isso estamos motivados com essa parceria”, diz Eduardo Valias Vargas, Líder de Negócios de Bovinos de Leite da Cargill Nutrição Animal.

Com 16 anos de atuação, o projeto já contabiliza mais de 30 municípios atendidos, 250 propriedades assistidas, capacitação de mais de 300 integrantes e treinamento de 500 colaboradores das fazendas parceiras, além de 15 dias de campo, ciclos de palestras e simpósios realizados ao longo do processo. “Esses resultados motivaram a Cargill investir no projeto, já que um de nossos pilares tem por objetivo ajudar as comunidades a prosperar, buscando capacitar e desenvolver produtores e, consequentemente, a sociedade em que estamos inseridos”, acrescenta Lucimar Pessoa, responsável pelo projeto na Cargill.

Durante o acompanhamento nas fazendas, são notáveis as trocas de experiências e conhecimento entre os alunos e os ordenhadores. O que é aprendido é expandido para as famílias e comunidade local, implicando numa mudança de cultura que será levada por toda a vida. “Os alunos do projeto também recebem aulas de inglês gratuitas e participam de ciclos de debates técnicos para aperfeiçoar seus conhecimentos”, conta o coordenador do Unileite, Professor Lívio Molina. Assim, o programa “forma mais que bons técnicos, forma pessoas mais bem preparadas para os desafios do mercado de trabalho”, acrescenta.

Metodologia

Anualmente são definidas macrorregiões de atuação no Estado de Minas Gerais. A cada ciclo, são eleitas oito fazendas que serão acompanhadas por um período de 12 meses por alunos da Universidade, onde monitoram o leite produzido, avaliam o CCS (Contagem de Células Somáticas), CBT (Contagem Bacteriana Total), teores de gordura, lactose, proteína, entre outros critérios que determinam a qualidade do leite.

Ao fim de cada período, é realizado um grande Dia de Campo com alunos e as fazendas participantes que apresentam os resultados alcançados e promovem discussões e palestras sobre os temas desenvolvidos. “Trazendo para o âmbito da mastite, o que se sabe hoje é que não basta apenas aplicar conceitos técnicos. É preciso que o produtor aceite o desafio de combater a doença e inspire sua equipe do ponto de vista emocional, comportamental e com fornecimento de recursos”, destaca Lívio.

A mastite acarreta prejuízos econômicos tanto para os produtores, quanto às indústrias. Na ponta inicial da cadeia, as maiores perdas estão relacionadas à redução na produção de leite, descarte prematuro de vacas e de leite e gastos com tratamentos. Atualmente, cerca de 30% da produção leiteira é comprometida pela mastite. O Unileite trabalha em prol da redução dessas perdas, da melhoria da qualidade do leite e um constante aumento da produtividade do rebanho leiteiro do estado de Minas Gerais.

Além da Nutron, o Unileite também conta com parceria da Vallée e da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR).

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 160 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 23 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.