Netafim lança tecnologia Digital Farming na Agrishow 2018

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Netafim lança tecnologia Digital Farming na Agrishow 2018

Plataforma NetBeat permite controlar e monitorar a lavoura e tempo real com apenas um clique

A israelense Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, leva novidade para Agrishow 2018, que acontece entre os dias 30 de abril a 04 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O lançamento oficial da tecnologia Digital Farming ocorre na feira, que é uma das mais importantes vitrines tecnologias do agronegócio brasileiro.

O sistema promete revolucionar a agricultura, permitindo acompanhar em tempo real, desde o planejamento de irrigação e nutrirrigação, até o rastreamento do crescimento das plantas e condições de solo, tudo isso em tempo real, com apenas um clique. O grande diferencial da tecnologia é a unificação de todos as funções necessárias para a automação e otimização da fazenda em uma única ferramenta, o NetBeat.

A plataforma é uma ferramenta de alta precisão, desenvolvida em parceria com a fornecedora global de soluções de monitoramento e controle responsável pela fabricação dos sensores antimísseis de Israel. A ferramenta vai coletar e interpretar os dados, oferecendo recomendações que ajudarão na tomada de decisão dos produtores e, consequentemente, em safras mais produtivas.

“Assim, remotamente, o agricultor poderá programar as operações de manejo da irrigação, nutrirrigação, além de acompanhar informações de clima e solo”, explica Carlos Sanches, Diretor de Marketing da Netafim. As recomendações de irrigação, serão atualizadas diariamente e para os próximos cinco dias, garantindo um planejamento eficiente.

A tecnologia abrange várias áreas, como sensoriamento de solo, controle de irrigação, gestão de fazenda, gerenciamento do ciclo de máquinas e cultivos. Com os sensores será possível obter informações sobre as condições do solo, desempenho e saúde das plantas. Já a automação facilitará o controle remoto de processos cruciais, como sistemas de irrigação, através de smartphone, tablet ou PC.

Os produtos que integram o Digital Farming foram projetados para tornar a vida do produtor mais fácil e eficiente. “O Digital Farming é uma espécie de combo digital ao agricultor, onde sistema de monitoramento, controle, nuvem de dados e automatização da irrigação estarão disponíveis em tempo real, para que o agricultor tenha seu cultivo sempre com ele, na palma da mão”, acrescenta Sanches.

No estande, a equipe técnica da Netafim preparou uma experiência multissensorial para os visitantes que quiserem conhecer ainda mais o conceito Digital Farming e a plataforma NetBeat. Os participantes poderão visualizar na pratica o funcionamento da fazenda digital, além da, demonstração dos controles internos, programação e interface do NetBeat.

A Netafim desenvolveu esta tecnologia revolucionária visando ajudar o agricultor a produzir mais com menos. Assim, o sistema irá integrar as soluções de irrigação inteligente, tornando o manejo da água e de todos os componentes da lavoura, mais rápido, prático e seguro. Se com a irrigação localizada os produtores já conseguiram aumentar a produtividade dos grãos em 110%, pastagem em 183% e muitos outros cultivos, com o Digital Farming será possível ter maior precisão na aplicação da água e nutrientes, garantindo safras cada vez mais produtivas. A plataforma poderá ser empregada em cultivos de grãos, cana, café, citrus, HF, entre outros.

Além do lançamento, a israelense também traz as soluções de irrigação inteligente e nutrirrigação, que apresentaram ótimos resultados à campo em 2017. Com uniformidade e eficiência de aplicação de água ultrapassando os 95%, a irrigação localizada possibilita além do manejo racional da água, a aplicação de nutrientes e defensivos direto na raiz das plantas, práticas conhecidas como nutrirrigação e “drip protection”.

Essas tecnologias garantiram incrementos significativos de produtividade em diversos cultivos na temporada 2017/18. Em grãos, a Fazenda Santa Bárbara em Muliterno (RS), registrou aumento de 110% no rendimento do milho, passando de 140 sc/ha para 295 sc/ha. Já em soja, a Fazenda Santa Helena, localizada no município de Cruzália (SP), saltou de 54 sc/ha para 80 sc/ha, registrando um avanço de 48% no rendimento do grão. Também em pastagem, a Fazenda São José, em Glicério (SP), conquistou a produtividade de 8,5 ton/ha no cultivo de tifton, um incremento de 183% em relação à safra 2016/17.

Na feira, a empresa também oferece condições especiais de negociação, como por exemplo, a opção de barter no café. Interessados podem visitar o estande da Netafim durante a Agrishow que estará localizado na Rua B 20d. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço: www.agrishow.com.br/pt.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.