Produtor do Pará comprova que semente incrustada é resistente a ataques de pragas e doenças

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 09 de abril de 2018

Produtor do Pará comprova que semente incrustada é resistente a ataques de pragas e doenças

A cidade de São Felix do Xingu-PA possui um dos maiores rebanhos de bovinos no Brasil, com mais de 2,2 milhões de cabeças, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O município foi o primeiro do país a criar um comitê local do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) e a pedir apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para planejar suas ações.

É nesse cenário que está localizada a Fazenda Porto Seguro, que possui um rebanho com 2 mil animais, com ciclo completo de produção: cria, recria e engorda. O proprietário Cilson Nogueira resolveu investir em sementes com alto grau de pureza, por entender sua superioridade em relação às outras.

O gerente da propriedade, Adelson da Costa, conta que há dois anos conheceu os benefícios das sementes incrustadas da Barenbrug, que tem excelente aderência do revestimento à semente e cujas perdas por quebramento e desprendimento são praticamente nulas. “Percebemos um diferencial logo na semeadura, pois muitas sementes germinaram. Tivemos ataques de cigarrinha e lagarta no pasto em geral, mas nas áreas onde plantamos as sementes Barenbrug percebemos que a ocorrência foi significativamente menor”, observa.

Isso é possível porque as sementes possuem defensivos incorporados, tornando-se mais resistentes. Além de assegurar boa germinação e evitar o ataque de pragas e doenças, as sementes incrustadas possuem outro atrativo: a padronização do peso. “Gastamos menos com uma semente mais pura, pois otimizamos os custos. Estamos satisfeitos com os resultados. A resposta dos animais está sendo excelente e pensamos em expandir o uso das sementes Barenbrug para nossas propriedades em Goiás”, avalia.

A cultivar com semente incrustada utilizada na Fazenda Porto Seguro é a Mombaça, que possui elevado potencial produtivo, tendo seu uso associado ao sistema intensivo de produção. Dentre as características que se destacam, vale ressaltar a alta resposta a adubação, excelente qualidade forrageira e velocidade de estabelecimento.

De acordo com o Supervisor de Vendas da Barenbrug, Mario Perassoli, o uso de cultivares adaptadas incrementa rentabilidade e competitividade ao negócio agropecuário. E a melhoria dos sistemas de produção animal brasileiro envolve a reformulação dos modelos de produção e utilização de pastagem.

“Todas as nossas cultivares são adaptadas aos distintos ambientes de produção e com alto potencial de conversão em produto animal. Nossos processos são sofisticados e temos equipamentos desenhados exclusivamente para trabalhar com sementes forrageiras. Desse modo, disponibilizamos um produto puro, padronizado e uniforme”, comenta.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.