Primeira turma de 2018 do curso Empreendedor Rural começa as atividades

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 22 de março de 2018

Primeira turma de 2018 do curso Empreendedor Rural começa as atividades

A primeira turma do curso Empreendedor Rural 2018 deu início aos trabalhos nesta quinta-feira (22), na sede Sindicato Rural de Guarapuava. Ao todo serão três turmas. A primeira que contará com aulas todas às quintas-feiras no período da tarde e noite, a segunda que se inicia na sexta-feira (23), no Colégio Agrícola todas as sextas-feiras no período da tarde e noite, e a terceira com início previsto para o sábado (24), no Campus Cedeteg da Unicentro todos os sábados, no período da manhã e tarde. 
As turmas são formadas por produtores rurais ou colaboradores de propriedades que buscam ampliar seus conhecimentos no campo. 
O Empreendedor Rural é um curso que surgiu da parceria entre a regional do SENAR-PR com o SEBRAE. Segundo o instrutor do curso, Josias Schulze, “o curso tem duração de 20 encontros, sendo 160 horas. Começamos hoje e finalizamos até meados do dia 18 de outubro. O foco do programa é desenvolver essa ideia do empreendedorismo. Fazer com que o produtor rural observe mais a questão voltada para a propriedade, olhando os aspectos econômicos, financeiro, social, ambiental da propriedade como um todo e também como ele está inserido no processo econômico. Enxergar o papel dele na economia”. 
Na primeira fase, o aluno trabalha a questão do diagnóstico, faz todo o levantamento da propriedade, um raio-x da propriedade, como se ele estivesse por dentro da propriedade olhando de cima, para ver como ela se encontra hoje. Depois, tem a fase de planejamento estratégico, desenvolver estratégias para melhorar o desempenho da propriedade. “Em função do planejamento estratégico, tem que trabalhar com o estudo de mercado, entender o mercado em que se está inserido, os projetos futuros da propriedade, saber pra onde a propriedade está indo, conhecer bem esse mercado de fatores, o que precisa para produzir, como que funciona o mercado daquilo que ele vai produzir”, explica Schulze. 
Após este entendimento, chega-se a quarta fase, que é a engenharia do projeto. O instrutor conta que esse é o momento de desenhar o projeto. “O participante vai dizer exatamente como que vai trabalhar o projeto, de que maneira vai implementar esse projeto na propriedade”. A quinta e última fase é a fase decisiva, que o produtor rural vai implementar ou não aquilo que foi desenvolvido. 
De maneira sucinta, o instrutor exemplifica essa fase falando que nesse momento é possível implementar um projeto inovador, com uma atividade nova, ou trabalhar uma melhoria de algo que ele já tem na propriedade.
O primeiro encontro foi essencialmente burocrático. “Tem bastante questões administrativas para acertar, mas a ideia é que hoje ainda vamos entrar numa primeira introdução do nosso projeto, trabalhar as três fases. Um pouco da gestão do conhecimento, compartilhar um pouco do que é o empreendedor rural, fazer algo relacionado ao desenvolvimento humano e de grupo e entrar na primeira parte do projeto.” finaliza Schulze.  
As inscrições para o curso, gratuitas, são feitas no Sindicato Rural de Guarapuava, com a mobilizadora de cursos do SENAR-PR na entidade, Mery Ribas. Ela destaca que ainda há vagas. (Outras informações: Sindicato Rural de Guarapuava, Rua Afonso Botelho, nº 58 – 42 3623 1115).

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.