Prime Up – uma ferramenta necessária!

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 19 de março de 2018

Prime Up – uma ferramenta necessária!

Engº Agrônomo MsC. Guilherme Augusto Macieira

Prime Agro

 

Com a finalização de um ciclo produtivo inicia-se o planejamento para o próximo cultivo, momento em que as tomadas de decisão têm relação direta com os resultados alcançados na safra anterior. Para que este planejamento seja o mais assertivo possível é importante que o produtor se abasteça com maior quantidade e qualidade de informações possíveis sobre sua área de cultivo.

O solo, sendo o substrato que conduz a planta ao seu estado maior de produção, deve ter ressaltada sua grande importância sobre o complexo produtivo, refletindo diretamente sobre a rentabilidade agrícola. Desta forma, o bom planejamento deve começar pelo melhor entendimento do solo, avaliando-se principalmente seu equilíbrio para fornecer adequadamente os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento produtivo das plantas.

Para conhecer bem o solo faz-se necessário uma boa análise, onde é possível avaliar características quantitativas e qualitativas do mesmo. Esta análise deve fornecer informações reais sobre a área, por isso deve-se atentar à qualidade do laboratório ao qual será submetida a amostra, pois toda a interpretação de resultados e recomendações serão baseados nos laudos gerados. Vale lembrar que a coleta deve obedecer ser criteriosa e representativa em relação à área que se quer analisar, atendendo a os todos os pré-requisitos para a obtenção de uma boa amostra.

Para auxiliar o produtor nesta tomada de decisão tão importante ao seu negócio, que é a fase de planejamento,a Prime Agro através de profissionais capacitados, disponibiliza um programa exclusivo capaz de identificar o melhor equilíbrio nutricional para a lavoura a ser implantada. Este programa com nome de PRIME UP inicia-se com uma coleta de solo bem realizada, em pontos bem definidos e com critérios decisivos para uma amostragem sem contaminações. Para o Prime Up são necessárias duas análises, uma que irá indicar os critérios quantitativos do solo, níveis de reserva nutricionais, equilíbrio das bases e necessidade de correção de pH, e outra análise, quepermite a avaliar a porção da reserva de nutrientes  que está realmente disponível às plantas. O diferencial do programa, que o torna exclusivo no mercado, é a forma de interpretar os resultados obtidosde maneira moderna e atualizada. Além de um banco de dados próprios, entendendo melhor as necessidades nutricionais das principais culturas, atualizando todo trabalho de extração, exportação nutricional e retorno de nutrientes via palhada. Com todas estas informações, é possível gerar ao produtor uma interpretação coerente sobre o que se objetiva produzir e a capacidade do solo em fornecer os nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento de cada cultura, para que a correção e fertilização do solo sejam realizadas de maneira mais assertiva e eficiente. Com o Prime Up o produtor inicia seu cultivo com mais segurança. Esse serviço, juntamente com vários outros oferecidos pela Prime Agro, podem ser encontrados na CB Agro, em Guarapuava – PR.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.