Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Grupo Pitangueiras

Sexta-feira, 07 de junho de 2019

7 de junho: Dia Mundial Da Segurança Dos Alimentos 2019

A ONU convida neste dia todas as pessoas envolvidas com a produção de alimentos a divulgarem a importância de boas ações para segurança alimentar. Use a #foodsafety nas redes sociais

          No dia 20 de dezembro de 2018 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a Resolução 73/250 proclamando o Dia Mundial de Segurança dos Alimento. A partir de 2019, todo dia 7 de junho será dedicado a celebrar os inúmeros benefícios da Segurança dos Alimentos.

            A ação visa chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar os riscos transmitidos por alimentos, contribuindo para a segurança alimentar, saúde humana, desenvolvimento econômico, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.

            Ainda hoje, aproximadamente, uma em cada dez pessoas no mundo adoece depois de consumir alimentos contaminados. A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 600 milhões de pessoas adoecem e 420 mil morrem a cada ano por ingerir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas ou substâncias químicas.

         Este dia internacional é uma oportunidade para fortalecer os esforços realizados para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros e conscientizar quem produz, processa, vende ou prepara alimentos a repensar a responsabilidade na manutenção da segurança alimentar.

            Para este primeiro Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, todas as partes interessadas são convidadas a aumentar a conscientização global sobre a segurança dos alimentos em geral e destacar que todos os envolvidos nos sistemas alimentares têm um papel a desempenhar. Este ano, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos reforça o chamado para fortalecer o compromisso de ampliar a segurança dos alimentos, realizado pela Conferência de Addis Abeba e pelo Fórum de Genebra, sob o lema “O Futuro da Segurança dos Alimentos” em 2019.

           Estão convidados todos os participantes do processo “do campo a mesa” a se envolverem: membros da FAO, a OPAS/OMS, PANAFTOSA, os Estados Membros do Codex e seus parceiros, todos que cultivam, processam, transportam, armazenam, vendem e consomem alimentos, embaixadores da boa vontade, influenciadores de mídia social e o público em geral, especialmente os jovens.

           Como poderão ser realizadas as ações: organize um evento para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, envolva a geração jovem, recreação e esportes, Envolva a mídia, use o visual do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Espalhe esta mensagem.

           Celebre o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos organizando diferentes atividades direcionadas ao público em geral - shows, festivais ou feiras, degustações de comida ou demonstrações de culinária com uma mensagem #foodsafety. Você também pode realizar uma palestra pública, painel ou mesa redonda com líderes políticos, educadores, cientistas e agricultores, seguida de uma sessão de perguntas e respostas para incentivar o envolvimento. Eventos sociais ou culturais também podem servir como plataformas para atingir o público e espalhar a notícia.

         Informe, ensine e envolva o público com informações sobre #foodsafety. Participe da campanha #WorldFoodSafetyDay compartilhando nosso material gratuito em canais digitais. Identifique-se e envolva-se com influenciadores digitais locais e nacionais no setor de alimentos (blogueiros, atores, figuras públicas populares, fotógrafos, chefs, especialistas) para ampliar nossas mensagens em torno de #safefood e #foodsafety. Participe da campanha do twitter#WorldFoodSafetyDay em andamento e publique fotos, mensagens ou vídeos para demonstrar seu reconhecimento por #foodsafety.

            A segurança dos alimentos é responsabilidade de todos e é para todos, por isso o Núcleo de Médicos Veterinários de Guarapuava junto com a Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Comissão de Saúde Única do CRMV-PR estão divulgando e organizando ações em Guarapuava e no Estado do Paraná, esperando contar com a participação de toda a sociedade. Mais informações pelo site https://wfsd.panaftosa.org/pagina-principal/

 

Com informações do Núcleo de Médicos Veterinários de Guarapuava

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Grupo Pitangueiras