Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Sindicato Rural recebe produtores dos EUA

O Sindicato Rural de Guarapuava recebeu, dia 16 de outubro, em sua sede, a visita de produtores rurais dos Estados Unidos. Com cerca de 10 integrantes, a maioria do estado do Texas, o grupo teve como objetivo conhecer a agricultura no Brasil. Na entidade sindical, os visitantes foram recepcionados pelo presidente, Rodolpho Botelho, que apresentou um panorama do agronegócio na região, no estado e no país. Botelho também comentou sobre o sistema de representatividade rural brasileiro, formado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), as federações estaduais, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), além do papel do SENAR-PR, detalhando ainda a atuação dos sindicatos rurais. O encontro abriu espaço para uma troca de idéias sobre os sistemas de produção, no Brasil e nos EUA, assim como a situação política e econômica dos dois países. Depois de almoço no sindicato, os visitantes e o presidente da entidade foram ao WinterShow 2018, da Cooperativa Agrária, na FAPA, em Entre Rios. Na ocasião, a troca de idéias prosseguiu no estande do sindicato no evento, com a presença de diretores, associados e outros produtores.

À frente do roteiro no Brasil, Cláudio Resta, coordenador operacional da CAEP Brasil, organização especializada em intercâmbio agrícola, comentou que a viagem foi organizada pelo Texas Farm Bureau – uma associação com foco na representação e na capacitação dos produtores rurais daquele estado americano. A iniciativa, completou, é uma atividade prática de um curso de liderança rural, de dois anos, que os participantes estão fazendo. “O objetivo deles é comparar, analisar e tirar idéias positivas do que eles têm visto aqui. Os agricultores que eles visitam também se beneficiam com as informações que eles trazem, de modo a utilizarem, de um país e de outro, o que há de bom, o que está funcionando”, ressaltou.

Um dos participantes, o produtor Lee Calvert, da cidade de Waxahachie (Texas), contou à REVISTA DO PRODUTOR RURAL sobre as expectativas em torno da viagem: “Viemos principalmente para ver como a agricultura é feita em outras nações. Podemos levar algumas coisas, que aprendermos com o seu sistema de produção, para incorporar ao nosso, e compartilhar coisas que fazemos com vocês, para benefício de ambos”. Calvert também destacou a questão da sustentabilidade: “Tudo o que pudermos fazer para sermos mais eficientes, e usar menos recursos naturais, é a coisa mais importante”. Entre semelhanças e diferenças, ele assinalou que em seu país as propriedades são muito diversificadas. A começar pela sua: “Eu tenho milho, algodão, trigo, girassol, bovinos de carne, frangos e abelhas. Assim você consegue se manter em tempos difíceis e fazer lucro em tempos bons”.

O presidente do Sindicato Rural sublinhou que a vinda de agricultores de outros países mostra que a entidade e a região estão se destacando. “Acho extremamente gratificante para a nossa região, para os nossos produtores e para o nosso sistema produtivo. É gratificante também para o sindicato ser reconhecido como uma entidade representativa de classe”, disse. Botelho recordou que esta foi a mais recente de uma série de visitas: “Já recebemos produtores da Argentina, Lituânia, Suíça, Escócia, Holanda, Canadá, Austrália, Alemanha, o que demonstra que o resultado da vinda desses produtores repercutiu. Tanto que as próprias empresas que organizam essas viagens pedem para repetir o roteiro e trazer mais produtores”, finalizou.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo