Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Sexta-feira, 11 de março de 2022

Mega Encontro de Tratores mostrou a força do agronegócio

O trator é um dos símbolos mais emblemáticos para representar o trabalho dos produtores rurais. Foi pensando nisso que a Cooperativa Agrária, com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, idealizou o Mega Encontro de Tratores no dia 7 de janeiro, visando reunir o maior número destas máquinas em desfile, numa tentativa de bater o recorde do Guinness World Records.

Com o apoio e determinação de muitas pessoas, o número foi batido: 1534 tratores estiveram presentes. Nenhum outro país até então havia conseguido reunir tantos tratores em um lugar só. Mas, infelizmente, questões técnicas de velocidade e distanciamento, impediram a homologação de registro no Guinness.

Porém, o maior objetivo foi cumprido: mostrou-se a força do agronegócio e a determinação dos produtores rurais. O mega encontro emocionou a todos e ficará na memória daqueles envolvidos, desde organizadores, embaixadores, produtores rurais, tratoristas, bem como o público que foi até colônia alemã para assistir o desfile.

O presidente da comissão organizadora do mega encontro, Cristian Abt avaliou o evento. “O que mais chamou atenção foi o engajamento de todos. Desde os proprietários, operadores, embaixadores... Eles não mediram esforços para realizar o evento e estar às 6h da manhã sentados nos tratores, dirigindo e esperando a auditoria. O número de tratores mostrou a união de todos os agricultores, a força do agro. A seriedade com que o pessoal assumiu fazer parte disso foi impressionante”, exaltou.

Para ele, a não homologação oficial no Guinness World Records foi apenas um detalhe e motivou para uma próxima tentativa. “Até mesmo a auditora ficou impressionada com a grandiosidade do evento, organização e esforço de cada um. Ela também mostrou decepção por não conseguirmos manter as regras. Todos que participaram têm nos dado o retorno que podemos contar com eles para uma nova tentativa do recorde. Isso é muito gratificante”.

Abt diz que se sente orgulhoso por ter presidido a organização e agradece o empenho de cada um que participou e organizou o evento. Além dos patrocinadores e forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal e do 26º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, os quais tornaram viável o evento.

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, entidade que promoveu o evento juntamente com a Agrária, afirmou que o papel do sindicato foi motivar produtores de diversos lugares a participarem do encontro. “Além disso, pudemos contar com o apoio do Sistema Faep/Senar que deu mais força ainda. Mais de 40 municípios do Paraná participaram, além de representantes do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina. Isso porque cooperativas e sindicatos rurais ajudaram na divulgação e motivação”, pontuou.

Para Botelho, o evento realmente foi bastante complexo e exigiu muita logística. “O desafio de gerenciar muitas pessoas e muitas máquinas foi enorme. Só entre produtores e tratoristas foram 1800 pessoas. Por isso a possibilidade de falha existia. Mas tirando as questões técnicas, o evento foi um grande orgulho para quem participou. Colocou o nome de Guarapuava em evidência e ficou o desafio para um futuro próximo de tentar bater este recorde”, comentou.

Estiveram presentes ao evento diversas autoridades, como o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a deputada federal Aline Sleutjes; a deputada estadual Cristina Silvestri; o prefeito de Guarapuava Celso Góes; o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, entre outras.

 

Espectadores e participantes se orgulham do evento

 

O casal Lindolfo Marinho Ferreira Neto e Kedna Fernandes veio de muito longe, de Belém do Pará (PA), para aproveitar a programação da festa e em especial assistir o Mega Encontro. Eles possuem uma cervejaria na capital paraense e foram convidados pela Agrária. “A gente achou muito interessante o evento e a participação de todos, engajados no objetivo e nesse encontro. Achei muito bonita a história da imigração. A luta que este povo passou aqui e a grandeza e riqueza que foi criada na região. Estou muito encantado. É uma coisa que levarei para vida inteira. O acolhimento e a organização do evento foram maravilhosos”, elogiou Neto, de forma emocionada.

Adyr Dazzi veio de Palotina (PR) com um grupo de amigos para participar do mega encontro. “Viemos para representar o Sindicato Rural e a Sociedade Rural de Palotina. Essa é uma maneira de apoiar o agro, já que é o nosso setor que está alavancando o país no momento. Viemos com três tratores”, contou.

 Paulo Greggio, delegado representante na Faep do Sindicato Rural de Pitanga, também prestigiou o evento. “É um orgulho muito grande participar do mega encontro de tratores. Muitos municípios da nossa região colaboraram com tratores, como Boa Ventura de São Roque, Santa Maria e Nova Tebas. Conseguimos reunir um bom número de tratores, mas infelizmente o recorde não veio. Ainda assim, isso não tirou o brilho do evento. A organização foi excepcional. Todos estão de parabéns”, exaltou.

A produtora rural Tábata Stock atuou no evento como embaixadora. Estas pessoas ficaram responsáveis por mobilizar a participação dos tratores e coordenar seus grupos, separados por lotes.

Tábata mobilizou 107 tratores para participar do evento. Ela conta que, desde quando recebeu o convite pela Agrária para se tornar embaixadora, não mediu esforços para conquistar o maior número de participantes possível.  “Foi uma organização muito intensa. Foram meses de trabalho, buscando participantes, visitando propriedades, divulgando nas redes sociais. Busquei ser a mais dedicada possível durante esse tempo, desde o convite que eu recebi até 5 minutos antes de iniciar o desfile”, contou.

Apesar da frustração momentânea após a não certificação no Guinness, ela se diz muito orgulhosa de ter ajudado na organização do Mega Encontro. “Estou muito motivada para promover uma nova tentativa e dessa vez conseguir levar o recorde para casa”, afirmou.

Eduardo Reinhofer (Grupo Reinhofer) fez questão de levar ao Mega Encontro todos os tratores pertencentes à empresa, totalizando 30 máquinas no desfile. “O evento não atingiu o objetivo principal, mas mostrou a união dos produtores. Já foi uma vitória a quantia de tratores que conseguimos reunir. Os produtores estão de parabéns porque foi um sucesso. Vai ficar na nossa memória, porque será difícil reunir essa quantia de tratores em qualquer lugar no mundo”, destacou.

O ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, que atualmente exerce a atividade de produtor rural, fez questão de participar desse momento histórico para o município. “A minha avaliação é que o evento foi um sucesso. Eu entendo que o objetivo maior era mostrar a força do agronegócio do Brasil, em especial, aqui da região de Guarapuava, mostrando a capacidade de reunir produtores rurais com seus equipamentos de trabalho, que são seus tratores. Isso foi feito. Batemos o recorde com ampla vantagem. Estou orgulhoso igualmente de ter participado. Isso serviu para dar mais motivação para que numa outra oportunidade possamos fazer um evento ainda maior e com todas as certificações necessárias”, declarou orgulhoso.

 

Patrocinadores

Para conseguir realizar este evento grandioso foi preciso contar com diversos parceiros. O gerente comercial de máquinas da Tratorsolo, Glauber Martins, declarou que foi um orgulho apoiar um evento tão grandioso, que marcou o agronegócio regional e ao mesmo tempo revelou a força do agronegócio brasileiro como um todo. “Ficamos muito contentes com a demonstração de força do agronegócio que vimos no evento. Conseguimos provar mais uma vez que a agricultura não para. Aqui no evento encontramos muitos dos nossos clientes. Por isso, foi muito importante a presença da Tratorsolo. Somos uma família, sabemos que a agricultura e os produtores dependem das máquinas, mas também precisamos dos nossos clientes. Por isso queremos sempre estar juntos com eles e ver essa união”, falou.

 

Confira todos os patrocinadores do Mega Encontro de Tratores:

Patrocinadores Diamantes:

 Tratorsolo e Sicredi.

Patrocinadores Ouro:

WM Máquinas – Stara, Fertipar, Corteva, Bayer e Sistema Faep/Senar

Patrocinadores Prata:

CooperAliança, Gutfreund Bem Viver, Simex -  NewHoland, MacPonta Agro, Tratorcase, Guará Chevrolet, Sicoob e Banco do Brasil.

Patrocinadores Bronze:

Almix, BRSIS, FaceDoctor, FMC, Magazin Móveis, Man Autocenter, Lojas MM – Entre Rios, Patoreste, Santander, Servisom, Digipower e Sumitomo Chemical.

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos