Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Sexta-feira, 11 de março de 2022

Manejo Biológico OnFarm: você sabe o que é?

A alta nos insumos, alavancada pela crise energética na China e na Rússia, especialmente nos fertilizantes e defensivos agrícolas, tem tirado o sono dos agricultores brasileiros. Isso porque os insumos subiram mais de 100% de janeiro a setembro deste ano, em razão da alta demanda, escassez da oferta mundial e elevação dos preços internacionais, segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

A crescente dos preços não para por aí e vai além da crise energética e do dólar em alta, influenciando diretamente o mercado. O mundo está passando por uma crise de transporte marítimo, dificultando a logística de entrega, o que acarreta o aumento no preço do frete, onerando ainda mais os custos de produção.

Devido a isso, os agricultores brasileiros têm buscado alternativas para minimizar esse impacto, e com o avanço da biotecnologia, o uso de bioinsumos na agricultura é uma das soluções para viabilizar a atividade nos próximos anos. Como exemplo, temos a utilização de bactérias para o controle de fito nematoides, insetos pragas e doenças, além de alguns gêneros que promovem a fixação biológica de nitrogênio, e outros, que são promotores do crescimento de plantas e solubilizadores de nutrientes.

Dentro desse contexto, surge a SoluBio Tecnologias Agrícolas®, uma empresa do agronegócio brasileiro, que trabalha ao lado do produtor rural, ajudando-o a multiplicar bactérias dentro de sua propriedade, através do manejo biológico OnFarm®, com padrão industrial, 100% automatizado, denominado de Solubio Experience.

Essa tecnologia é baseada na integração de quatro pilares, onde, primeiro, atua-se junto ao produtor, desenvolvendo todo o projeto do LabFarm, uma estrutura com padrão industrial, totalmente vedada e climatizada para acondicionar a BioFábrica OnFarm, que são tanques estruturados totalmente em inox e 100% automatizados, acopladas de tecnologia SoluBio®. Para garantir a segurança e a qualidade do processo durante a multiplicação dos microrganismos, é utilizado o SoluFarm, onde é entregue ao produtor um kit completo, composto pelo meio de cultura esterilizado, um sistema de anti-espuma e os inóculos correspondentes.

Ademais, a SoluBio® dispõe de uma equipe altamente especializada que atua no campo e nos LabFarms denominada Suporte OnFarm. Ela auxilia o produtor na multiplicação e no posicionamento dos produtos, concedendo treinamentos periódicos aos responsáveis pelas multiplicações, sempre realizando análises de qualidade do multiplicado e os validando no campo.

É por esse motivo que a SoluBio, há 10 anos, tem caminhado junto ao produtor rural na democratização do manejo biológico OnFarm e na real possibilidade de redução nos custos com defensivos químicos em até 40% nos cultivos de soja, milho, cana, feijão, trigo, café, algodão, hortifruti, etc.

Vamos juntos?

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo