Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Terça-feira, 07 de junho de 2022

Guarapuava sedia Encontro de Liderança Rural dia 28 de junho

O Sistema Faep/Senar está promovendo nesse mês de junho o encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões” em diversas regiões do Paraná. Em Guarapuava, o evento será realizado no dia 28 de junho, a partir das 8h30, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Os interessados devem fazer a inscrição de forma gratuita, pelo link: https://bit.ly/3xiV7rI

O objetivo é aproximar produtores rurais do sistema sindical e fomentar a participação de novos líderes. A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançada pela FAEP em 2018, para estimular a inovação e ampliar a representatividade.

“Lançamos o Programa Sustentabilidade Sindical para fortalecer os sindicatos rurais. Desde então, temos visto que mais e mais produtores têm compreendido como funciona o sistema de representatividade, por meio dos sindicatos rurais, da FAEP e da CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil], e que isso tudo tem trazido uma série de conquistas ao campo, que fazem com que o setor agropecuário seja uma das principais forças da economia paranaense”, aponta o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Para dar sequência a esse movimento, o encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões” foi pensado para transcorrer de uma forma dinâmica, apresentando o sistema de representatividade em todas as suas potencialidades. Após a recepção, os participantes terão uma palestra com o escritor Luciano Salamacha, criador de um método de compartilhamento de conhecimento do “mundo corporativo de forma lúdica e de fácil entendimento”.

Em seguida, os produtores rurais percorrerão o que a organização do evento chama de “Jornada do Conhecimento”. Os participantes serão divididos em três grupos. Em seguida, cada um deles seguirá para um dos salões temáticos: Conquistas, Conhecimento e Representatividade. Lá, eles assistirão a uma apresentação relacionada a pontos específicos do sistema de representatividade e terão a oportunidade de discuti-los. A ideia é que os três grupos passem pelos três ambientes, assistindo a todas as conferências.

“É como se fosse um dia de campo indoor, com cada grupo percorrendo esses espaços, em rodízio. O produtor também vai poder fazer perguntas, manifestar suas angústias e trazer suas contribuições. É uma dinâmica mais interativa, de forma leve e lúdica. Esperamos que haja um despertar para a importância da representatividade”, diz o coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, João Lázaro Pires.

Temas

Denominado “Conhecimento”, o primeiro espaço vai levar aos participantes uma apresentação sobre o SENAR-PR e sobre a entidade para levar desenvolvimento ao campo, por meio de suas mais de 250 capacitações e programas gratuitos a produtores rurais, trabalhadores e familiares, nos 399 municípios paranaenses.

Outro ambiente, o “Conquistas”, se destinará a apresentar as vitórias obtidas a partir do sistema de representatividade e que trouxeram impacto direto no desenvolvimento do campo e na vida do produtor rural – como, por exemplo, o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, a sanção do Novo Código Florestal, que completa dez anos neste mês de maio, e o Marco Regulatório das Energias Renováveis.

Por fim, o terceiro salão será o da “Representatividade Local”, abordando a importância do meio rural poder contar com sindicatos rurais fortes e de como essas entidades captam as demandas dos produtores e as direcionam à FAEP e à CNA, que exercem seu papel de propor políticas públicas e de fazer a interlocução com autoridades políticas locais, estaduais e nacionais, fortalecendo o setor de forma ampla e abrangente.

“Em 2018, fizemos um diagnóstico que havia um distanciamento, porque o produtor rural não compreendia como se dava o sistema de representatividade. A ideia do evento é aproximar o produtor, para demonstrar com exemplos práticos. Vamos mostrar de forma direta que a liderança rural quem faz é o sistema sindical, apresentando o que o produtor ganha com o fortalecimento dessa rede”, reforça o consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves. “É um evento diferente, que foge ao modelo tradicional, com uma metodologia mais ativa”, acrescenta.

 

 

PROGRAMAÇÃO

8H30 – Inscrição e credenciamento (haverá café da manhã)

9H00 – Abertura

9H30 – Cultivar laços

9H45 – A arte de construir conexões – LUCIANO SALAMACHA

10H00 – Jornada do Conhecimento

12H00 – Liderança Rural – Protagonista da transformação – LUCIANO SALAMACHA

12H30 - Almoço

 

Com informações do Sistema Faep/Senar

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer