Botelho divulga Pecuária Moderna em Pato Branco

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Botelho divulga Pecuária Moderna em Pato Branco

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, ministrou palestra no dia 13 de novembro, em Pato Branco (PR), durante a 18ª ExpoPato, sobre o Programa Pecuária Moderna, o qual ele é coordenador no Paraná.

A iniciativa foi da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB) e reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre profissionais e estudantes da área.

O coordenador regional do Pecuária Moderna em Pato Branco, Vicente Lucio Michaliszyn disse que o objetivo foi impulsionar o Pecuária Moderna no sudoeste do Paraná como um todo. "A pecuária de corte na região é pujante, temos a Cooperativa de Integração (Novicarnes) e há a necessidade de melhor organizar os produtores e difundir os propósitos do programa”.

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco, Edson Silveira, comentou a importância de divulgar o programa. “O Pecuária Moderna é uma realidade e vem reafirmando a produção pecuária, buscando novos caminhos, traçando novas tecnologias e conhecimentos para capacitar o pecuarista, para que ele evolua com sua produção, elevando os níveis de produtividade”. 

Pecuária Moderna

O programa Pecuária Moderna foi lançado em 2015, pela Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), visando a evolução do segmento, em gestão, tecnologia e, acima de tudo, em qualidade do produto final. Em foco, estão três pontos cruciais: redução de idade de abate, maior taxa de ocupação de animais nas pastagens (para fazendas que utilizam esta alternativa) e um maior número de matrizes. No abate, a meta é reduzir a média dos atuais 37 meses para 30 meses. Na taxa de ocupação, sair de 1,4 cabeça por hectare/ano para 2 cabeças por hectare/ano. Nas matrizes, se buscará uma elevação de 10% do plantel, hoje de 2,3 milhões de cabeças na bovinocultura de corte (gado geral soma mais 1 milhão de cabeças).

ExpoPato

A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco (Expopato) é realizada a cada dois anos, pela Sociedade Rural de Pato Branco. Em 2018, a feira chegou à 18ª edição. A Expopato apresenta o melhor da genética de várias raças, além de leilões e provas, apontando o grande potencial da agropecuária da região.

“Apesar do momento difícil em que o país se encontra, esta edição da Expopato foi um sucesso, com a presença expressiva do público e também das empresas expositoras que relataram que a comercialização dos produtos e serviços foi muito bem, inclusive melhor do que a feira passada, em 2016. Na parte do agronegócio, destacamos a pecuária, que foi um sucesso. Comercializamos 3100 animais, um número muito além da última exposição, com uma média de preço excelente e animais de qualidade”, avaliou o presidente da Sociedade Rural de Pato Branco, Eucir Brocco.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.