Assembleia empossa nova diretoria da FAEP para o triênio 2018/21

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 12 de março de 2018

Assembleia empossa nova diretoria da FAEP para o triênio 2018/21

Presidentes e lideranças sindicais participaram do evento, que teve na programação a assinatura do marco regulatório do biogás

   Uma Assembleia Geral do Conselho de Representantes, com a presença de presidentes de sindicato e lideranças rurais de todo o Estado, empossou na manhã desta segunda-feira (12) a nova diretoria da FAEP (veja os nomes abaixo). A cerimônia ocorreu na sede da instituição, em Curitiba, e foi seguida de uma programação intensa de trabalho. Uma das atividades foi a assinatura, pelo governador Beto Richa, do Projeto de Lei do marco regulatório do biogás, que será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. Na pauta estiveram também uma nova portaria para a piscicultura e o detalhamento, por técnicos da casa, de questões relacionadas à contribuição sindical, às leis e normas ambientais, além de um esclarecimento sobre as sugestões apresentadas ao Plano Agrícola e Pecuário (2018/19).

   Reeleito na eleição do último dia 29 de janeiro, o presidente Ágide Meneguette foi reconduzido ao cargo e vai seguir à frente da entidade no próximo triênio (2018/19). Em seu discurso ele agradeceu o voto de confiança dos produtores rurais e aproveitou para reassumir seu compromisso de liderar enfrentar os desafios que se apresentam diariamente aos produtores rurais. “As adversidades muitas vezes são a mãe de novas oportunidades. Não podemos esquecer que a agropecuária é a base da economia dos nossos municípios, todos os demais setores, indústria, comércio e serviços, dependem direta ou indiretamente dos produtores rurais, essa é a nossa importância que temos que comprovar nas nossas comunidades”, afirmou.

 

 

Marco regulatório – biogás

   O governador Beto Richa esteve no evento e assinou um projeto de lei e uma lei complementar que vão compor o marco regulatório do biogás e do biometano no Paraná. Os documentos serão enviados à Assembleia Legislativa do Paraná para votação e vão garantir maior segurança jurídica aos produtores rurais. Os textos tratam sobre regras a respeito de biomassa, biogás e biometano, tanto do ponto de vista ambiental, quanto de aspectos regulatórios e tributários. “A agricultura é a base do nosso Estado, então nada mais inteligente do que facilitar a vida daqueles que historicamente ajudam na formação da nossa economia”, disse o governador.

   A elaboração do marco regulatório vem depois que a FAEP colocou o tema em evidência fomentando discussões sobre o tema. Em 2017, a entidade realizou uma série de quatro viagens técnicas que levou 142 pessoas à Europa para conhecer os modelos de produção de energia com o reaproveitamento de resíduos agropecuários. Lá foi possível verificar modelos consolidados de utilização do que em muitos casos é um passivo ambiental para gerar eletricidade e biofertilizantes. Entre as pessoas que viajaram estiveram técnicos, produtores rurais, líderes sindicais, secretários de Estado e representantes de órgãos governamentais e de empresas privadas.

   Também participaram da cerimônia o secretário de Agricultura, e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara; o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter; do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto; da Cibiogás, Rodrigo Régis; o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt; e os diretores Mauro Corbellini (Técnico Executivo) e Newton Kaminski (Coordenação), também da Itaipu.


Piscicultura

   O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, também participou da manhã de trabalho e assinou uma portaria que regulamenta a piscicultura em Áreas de Preservação Permanente (APPs), atendendo uma demanda da FAEP.  “Como havia um impasse sobre essa questão em APP, após uma demanda grande dos setores, entendemos que precisávamos regulamentar isso no Estado. Houve um pedido e avaliamos técnica e juridicamente, e hoje assinamos a portaria que regulamenta essa questão no Estado todo”, revelou.

   O presidente também informou aos presentes que prorrogou o prazo até 31 de maio de 2018 para que os produtores rurais protocolem o pedido de revisão dos temos de compromisso, um dos procedimentos relacionados à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A FAEP, em conjunto com a Ocepar, em março deste ano, tinha enviado dois ofícios nesse sentido ao presidente do IAP. Um deles solicitava o reconhecimento da piscicultura como atividade agrossilvipastoril e o outros pedia a prorrogação do prazo para o protocolo dos pedidos de revisão dos termos de compromisso.


Programação

   Ao longo do evento, o superintendente do SENAR-PR, Geraldo Melo Filho detalhou aos sindicatos o plano de trabalho da instituição. O  assessor jurídico da FAEP, Klauss Dias Kuhnen, apresentou  informações jurídicas aos sindicatos e de acesso as informações de contribuição sindical. A engenheira agrônoma Carla Beck  forneceu um panorama geral de como estão as questões relacionadas ao meio ambiente no Paraná. Já o economista Pedro Loyola, coordenador do DTE, fez uma apresentação das principais propostas elaboradas em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) enviadas ao governo federal para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/19.

 


DIRETORIA, SUPLENTES, CONSELHO  E DELEGADOS REPRESENTANTES
TRIÊNIO 2018-2021

Diretoria


Presidente: Ágide Meneguette
Vice-Presidente: Guerino Guandalini
Vice-Presidente: Nelson Teodoro de Oliveira
Vice-Presidente: Francisco Carlos do Nascimento
Vice-Presidente: Oradi Francisco Caldato
Vice-Presidente: Ivo Pierin Júnior
Vice-Presidente: Valdemar da Silva Melato
Diretor Secretário: Livaldo Gemin
2º Diretor Secretário: Mar Sakashita
Diretor Financeiro: João Luiz Rodrigues Biscaia
2º Diretor Financeiro: Paulo José Buso Júnior

 

Suplentes de Diretoria

Nelson Natalino Paludo
Domingos Vela
Gustavo Ribas Netto
Anton Gora
Narciso Pissinatti
Ivonir Lodi
Celso Stedile
Mesaque Kecot Veres
Ricardo de Aguiar Wolter
Lourival Roberto da Silva Goes
José Mendonça

 

Conselho Fiscal

Efetivos
Sebastião Olimpio Santaroza
Ana Thereza da Costa Ribeiro
Ciro Tadeu Alcantara
Suplentes

Braz Reberte Pedrini
José Getulio Assoni Rocco
Luiz Andre Boraneli

 

Delegados Representantes

Ágide Meneguette
João Luiz Rodrigues Biscaia
Julio Cesar Meneguetti
Mario Aluizio Zafanelli

 

 

 

 

 

 

 

(Fonte e foto: FAEP)

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.