Efeitos positivos na suplementação com selênio orgânico para frangos de corte

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 05 de março de 2018

Efeitos positivos na suplementação com selênio orgânico para frangos de corte

Por Fabiana Luiggi, PhD e Coordenadora de Pesquisas Aplicadas da Yes

As vantagens do uso de minerais orgânicos na nutrição animal já são bem conhecidas. Sabe-se que esses nutrientes, quando complexados ou quelatados com aminoácidos, pequenos peptídeos ou proteínas tornam-se mais biodisponíveis para o organismo animal. Uma vez que não apresentam carga elétrica exposta, não interagem negativamente com fatores dietéticos e não competem entre si por sítios de ligação, resultando em maior absorção e melhor aproveitamento do nutriente.

O selênio é um micromineral essencial para a síntese de seleno-proteínas, e apresenta importantes funções ligadas ao sistema imunológico, reprodutivo e à integridade dos tecidos, pois atua como antioxidante natural, inibindo a formação de radicais livres no citoplasma.

Devido às suas propriedades antioxidantes, esse mineral tem extrema importância na saúde humana. No caso de doenças crônicas, como aterosclerose, câncer, artrite, cirrose e enfisema, há fortes indícios de que o selênio atue como elemento protetor.

Um estudo realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras – UFLA avaliou o uso do selênio orgânico concentrado para frangos de corte, e observou efeitos positivos na redução da oxidação da carne de peito, redução da perda de água por cozimento e aumento da deposição de selênio na carne do peito. O projeto resultou em uma dissertação de mestrado intitulada Formas de Suplementação de Selênio para Frangos de Corte, que, além de apontar as melhoras obtidas na qualidade da carne dos frangos, afirma que o consumo de 100g da carne peito de aves tratadas com dietas contendo 0,3 ppm na forma orgânica fornece o suficiente para satisfazer as exigências diárias de selênio para um homem adulto.

E é por meio desses tipos de soluções e ferramentas baseadas em tecnologia e em ciência que, cada vez mais, torna-se possível explorar de forma sustentável e econômica a produção de animais mais saudáveis e com alto desempenho zootécnico, trazendo assim, mais benefícios para o consumidor final.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.