Comunidade Paiol de Telha terá agroindústria para miniprocessados

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Comunidade Paiol de Telha terá agroindústria para miniprocessados

A comunidade quilombola Paiol de Telha terá uma agroindústria de miniprocessados de legumes e verduras, que vai proporcionar uma nova fonte de renda para as famílias de agricultores familiares. A obra teve investimento de R$ 85 mil, provenientes do Pro-Rural, programa do Governo do Paraná em parceria com a Secretaria de Agricultura e Turismo de Guarapuava, Emater e o Banco Mundial/Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná). Representantes desses órgãos estiveram na comunidade para verificar a finalização da agroindústria, que deve ser entregue em março próximo.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Agricultura de Guarapuava, Ademir Fabiane, a agroindústria trará grandes benefícios para a comunidade. “Esta é uma construção 100% funcional. As famílias vão poder comercializar legumes e verduras embalados e prontos para o consumo, agregando valor ao produto e ampliando a renda”, explicou, destacando que a agroindústria será equipada com equipamentos fornecidos pela Prefeitura de Guarapuava, entre eles selador a vácuo, centrífuga industrial, minicâmara fria, processador de alimentos, entre outros.

Além da construção da agroindústria, o investimento garante capacitação dos moradores. “Essa visita é essencial para que possamos garantir que o projeto cumpra todas as etapas. Queremos qualidade para o trabalho desses moradores, por isso viemos pessoalmente verificar e aprovar o projeto”, contou o representante da Secretaria do Estado de Agricultura, Jefferson Vinicius Meister.

Zélia Siqueira Ribeiro vê uma nova realidade para ela, o esposo, as 3 filhas e 6 netos. “Eu moro aqui há 20 anos e minha renda depende da produção de verduras e queijo. Meu maior sonho era ter melhores condições para trabalhar com os alimentos e agora estou vendo este sonho se tornar realidade”, relatou Zelia.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.