Integrar tecnologia e inteligência de mercado é essencial para o agro brasileiro

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Integrar tecnologia e inteligência de mercado é essencial para o agro brasileiro

Assunto foi debatido durante o lançamento oficial da 12ª temporada da Expedição Safra

Após obter desempenho recorde na safra 2016/17, o Brasil trabalha para manter os resultados no ciclo atual. Mesmo com o impacto do clima, a expectativa de produção chega a 220 milhões de toneladas de grãos, segundo levantamento da Expedição Safra. O projeto técnico-jornalístico lançou oficialmente sua 12ª temporada nesta quinta-feira (25), em Curitiba (PR). Durante o evento, especialistas apontaram tendências para o setor.

 “Saímos da safra 2016/17 com o maior e melhor resultado da história e nunca semeamos tanta soja quanto em 2017/18. Temos bom padrão tecnológico, mas o setor depende de inúmeras variáveis, como fatores biológicos e do clima”, avaliou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado do Paraná, Norberto Ortigara.

 Para o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, o grande desafio do agronegócio moderno é integrar produção com tecnologia e mercado. “É preciso inserir cada vez mais tecnologia na produção, conhecer as regras e diretrizes exigidas pelo mercado, para ser ainda mais competitivo”, destacou.

 Para o secretário Ortigara, o acesso à informação especializada é fundamental para o desenvolvimento contínuo do agronegócio brasileiro. “Uma boa informação é um insumo importante, essencial para percepção, formação de preços e visão de oportunidades”, completou.

 Roteiros

Esta semana, a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra retorna a campo para acompanhar os trabalhos da colheita de grãos. Os roteiros contemplam os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre 29 de janeiro e 09 de fevereiro, o projeto vai visitar produtores, cooperativas e centros de pesquisa nas regiões de Sorriso (MT), Nova Mutum (MT), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), São Gabriel do Oeste (MS), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Naviraí (MS), Campo Mourão (PR), Francisco Beltrão (PR), Pato Branco (PR), Guarapuava (PR), Maringá (PR) e Londrina (PR). A Expedição Safra também vai participar do Show Rural, em Cascavel (PR).

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.