RTRS é uma das ferramentas da Estratégia PCI para fomentar a soja responsável no Mato Grosso

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

RTRS é uma das ferramentas da Estratégia PCI para fomentar a soja responsável no Mato Grosso

O estado possui mais de 70 fazendas certificadas, o que representa 1.200.000 toneladas de soja

 
   A missão da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é facilitar a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja em nível global. Alinhada a esse posicionamento, a entidade foi aprovada para ser uma das integrantes do Comitê Estadual da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir).

   O objetivo da Estratégia PCI é unir esforços públicos e privados e atrair investimentos para o Mato Grosso com o propósito de expandir a eficiência da produção agropecuária e florestal, conservar os remanescentes de vegetação nativa e recompor os passivos ambientais, além da inclusão socioeconômica da agricultura familiar e redução de emissões e sequestro de carbono.

   Lançada durante a Convenção do Clima (COP 21), a estratégia surgiu de uma construção coletiva e participativa envolvendo diferentes secretarias do Mato Grosso, representantes de organizações não governamentais, empresas privadas e entidades representativas de setores da economia do Estado.
“Dois dos grandes objetivos da PCI são atrair investimentos e ampliar mercados para o Mato Grosso. A RTRS conecta os produtores com o mercado internacional, valorizando o esforço que está sendo feito pelo setor. A ferramenta é um exemplo de extrema importância para demonstrar que há interesse do mercado em valorizar as boas práticas na produção. Esse tipo de parceria gera benefícios em toda a cadeia da soja”, comenta o Diretor Executivo da estratégia PCI, Fernando Sampaio.

   De acordo com o Diretor Executivo da RTRS, Marcelo Visconti, o Mato Grosso possui mais de 70 fazendas certificadas, o que representa 1.200.000 toneladas de soja. “O PCI está mostrando ao mundo a segurança na produção agrícola no Mato Grosso por meio de diversas ferramentas, entre eles a certificação RTRS”, avalia.  

   “Nesse sentido, nós celebramos que a RTRS foi aprovada para ser uma das ferramentas da Estratégia PCI, pois acreditamos que é de extrema importância participar de um projeto focado no maior estado produtor de soja do país. No futuro, a ideia é desenvolver várias ações em conjunto para divulgar o estado como um dos maiores produtores mundiais e que possui relevantes índices de conservação do meio ambiente, o que irá impactar investidores e empresas do setor alimentício”, pontua Visconti. 

   Os produtores que optam por utilizar o padrão RTRS tem a disposição um instrumento para expandir a rentabilidade de sua produção de soja. Igualmente, contribuem para que as exportações de soja responsável aumentem no cenário internacional, que está cada vez mais rigoroso em relação à origem e qualidade dos produtos. 
 

 

Sobre a RTRS

   Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.

 

 

 

 

 

 

(Fonte: RTRS)

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.