Reforma de pastagem com semente incrustada possui rebrote elevado

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Reforma de pastagem com semente incrustada possui rebrote elevado

A degradação das pastagens é um processo de perda da produtividade, vigor e capacidade de recuperação natural do pasto. Para reverter essa situação, um dos métodos utilizados é a reforma de pastagem, processo caracterizado pelo preparo do solo, controle de erosão, correção do solo, adubação e semeadura do capim a ser implantado.

Essa estratégia foi a opção do pecuarista Rui José Soares, que há dois anos utiliza os benefícios das sementes incrustadas da Barenbrug para reformar 50 hectares da pastagem da fazenda Leão, que no total possui 160 hectares, e está localizada em Alvarenga-MG.

“A semente tem a germinação excelente e o rebrote elevado. Tenho a impressão que semeamos 10 sementes e nascem 100, pois o capim ocupa todo o solo. Além disso, o peso é totalmente padronizado e a resposta do gado é muito positiva”, afirma Rui.

No primeiro ano, o pecuarista investiu na cultivar Marandu, que possui ótima resistência à cigarrinha-das-pastagens, rápido estabelecimento e competição com invasoras, excelente produção de forragem em solos bem drenados com alta fertilidade e adaptada a pastejo contínuo.

Já no segundo ano, a aposta foi no Massai, que também tem resistência às cigarrinhas, bom potencial de produção em solos de média fertilidade, rápida cobertura do solo, é indicado para fenação, possui tolerância à acidez do solo e ao déficit hídrico e apresenta facilidade de manejo.

“O negócio da fazenda, que conta com 350 animais, é a venda e recria de leite. Estou habituado a comprar semente mais apurada e com valor cultural mais alto. A qualidade é o principal benefício, além de a semente ser confiável, pois conheço a procedência. Quando compramos de uma empresa séria, podemos confiar que os resultados serão mais do que satisfatórios”, avalia.

O Supervisor de Vendas da Barenbrug, Mario Perassoli, conta que as sementes desenvolvidas pela companhia incrementam produtividade e são adaptadas as diversas condições climáticas e com resistência a pragas e doenças. Isso reduz o uso de defensivos agrícolas e aumenta a vida útil das pastagens.

“Nossas forrageiras possibilitam mais carne e mais leite em cada semente. Trabalhamos com um portfólio de soluções forrageiras ideal para desenvolver uma pecuária mais sustentável, produtiva e rentável”, ressalta.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.