Sistema FAEP/SENAR reúne 4,5 mil empreendedores rurais no Expotrade Pinhais

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Terça-feira, 28 de novembro de 2017

Sistema FAEP/SENAR reúne 4,5 mil empreendedores rurais no Expotrade Pinhais

Ricardo Boechat e Rodrigo Orengo apresentarão um panorama da política brasileira no evento, ocasião na qual também serão conhecidos os vencedores do PER 2017

Em torno de 4,5 mil produtores rurais, líderes sindicais e autoridades de todo o Paraná estarão em Curitiba no próximo dia 1º de dezembro para participar do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais.

O comentarista Ricardo Boechat, da Rádio BandNews FM; o editor-chefe da Band em Brasília, Rodrigo Orengo; e o âncora do Band Cidade, José Wille (mediador), participarão de um painel sobre os principais temas da política nacional.

Outra atração será a cantora curitibana Michelle Reich, primeiro solo feminino de música no estilo sertanejo.

Ao longo da solenidade serão conhecidos os projetos premiados, ato que marca o encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER). Este é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

“O evento marca o encerramento das atividades de 2017, por isso reúne também participantes dos cursos do SENAR-PR durante o ano, principalmente do PER, que tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento de lideranças conscientizando sobre o papel dos participantes na sociedade”, define o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

O que é o PER

O PER é um Programa que estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Com essas informações e conhecimento ele pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados. O participante precisa compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, para assim, garantir mais renda e ter condições de continuar no campo.

O programa possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliação.

Ao todo são dezessete módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Durante os encontros, os empreendedores rurais recebem conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Os produtores trabalham com temas: autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.

Ao final do curso os produtores e/ou trabalhadores rurais podem desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso.

Os participantes do PER são estimulados a apresentar um projeto elaborado a partir dos conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Esse ano foram encaminhados 102 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, Fetaep, Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade Estadual de São Paulo (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os três vencedores serão conhecidos durante o evento do próximo dia 1º de dezembro e serão premiados com uma viagem técnica, com destino a ser definido em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e Fetaep. Em 2017, a viagem foi para a Argentina.

Desde de 2003, quando foi criado, o PER já formou cerca de 29 mil pessoas. Neste ano, foram 1,1 mil participantes, divididos em 59 turmas, espalhadas por todas as regiões do estado. O Programa é dividido em 17 módulos e tem 160 horas de duração.

Olimpíadas de Matemática e Português

Paralelo ao evento, também será realizada, no Expotrade Pinhais, a prova final da Olimpíada Rural, nas modalidades Matemática e Português. A competição tem como objetivo principal criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.

Esse ano o Sistema FAEP/SENAR-PR registrou 1.468 inscrições, sendo 783 de matemática e 685 de português. Desse total, foram classificados 100 alunos, os 50 melhores alunos da modalidade Matemática e os 50 melhores alunos da modalidade Português.

Os selecionados participarão da etapa estadual do concurso, que acontece paralelamente ao evento de premiação do Empreendedor Rural. Nesse dia os alunos farão uma prova e os três jovens que obtiverem as melhores notas em cada prova serão os finalistas. Cada um deles receberá um tablet como prêmio.

Texto e foto: Faep

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.