Prazo de declaração de ITR termina nesta sexta-feira (29)

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prazo de declaração de ITR termina nesta sexta-feira (29)

O prazo para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) está terminando. O último dia para declarar o imposto é sexta-feira (29). São obrigados a declarar, entre outros, a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título; um dos condôminos (quando o imóvel pertencer a várias pessoas); e o inventariante, em nome do espólio (enquanto não for concluída a partilha).

O imposto é anual. Para o cálculo é utilizada uma alíquota que varia de acordo com a área da propriedade e o seu grau de utilização, sendo utilizado apenas o Valor da Terra Nua (VTN), ou seja, sem qualquer tipo de benfeitoria ou cultura.

É importante que o produtor declare no prazo para evitar possíveis multas e bloqueios em documentação. Se não estiver com a declaração atualizada, o produtor não terá acesso a documentos da propriedade, como a Certidão Negativa, indispensável para registrar a compra ou venda da propriedade e para conseguir financiamento bancário. A entrega da declaração do ITR após o prazo também implica em multa de 1,0% ao mês sobre o total do imposto.

 

 ITR no Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Guarapuava está realizando o procedimento para os produtores rurais com taxas especiais para seus associados. Até o momento, já foram realizadas mais de 700 declarações na sede da entidade e nas extensões de base de Candói e Cantagalo.

Os interessados podem comparecer na sede do Sindicato Rural (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon – Guarapuava) ou nas extensões de base em Candói (Rua XV de Novembro, 2687) ou Cantagalo (Rua Olavo Bilac, 59 – Sala 2). Os documentos necessários são ITR 2016, matrícula atualizada do imóvel (se houver alguma alteração na situação jurídica) e recibo do Cadastro Ambiental Rural, o CAR (no caso daqueles que já fizeram o cadastro).

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.