Evento debate papel do veterinário na vida pública

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Evento debate papel do veterinário na vida pública

Alunos do 5º ano de Medicina Veterinária da Unicentro e o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária da universidade realizaram, dias 22 e 23 de junho, no auditório central do Campus Cedeteg, a primeira edição de um evento voltado a conscientizar os acadêmicos sobre a difusão do saber técnico junto aos produtores rurais: o 1° Ciclo de Palestras da Disciplina de Extensão Rural – O Médico Veterinário na Atualidade. Além de inédita na instituição, a programação do ciclo chamou a atenção também por abordar um tema que vai além das questões técnicas, destacando o papel do médico veterinário na sociedade e na vida pública.  

Marcando esta abordagem, a palestra de abertura trouxe o tema “A importância da atuação do médico veterinário na política”, com Alexandre Kireeff, médico veterinário, agropecuarista, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná e ex-prefeito de Londrina (2012-2016). Na sequência, teve lugar a apresentação “Segurança alimentar: Agente de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, com o médico veterinário Mirodion Santos Oliveira, do MAPA/Paraná. No segundo dia, a programação se encerrou com o tema “O perfil ideal do médico veterinário para o mercado de trabalho”, com o técnico agrícola e economista Nedio Spiassi, supervisor na BRF (Toledo). O Sindicato Rural de Guarapuava foi um dos apoiadores do ciclo, por meio de seu setor de comunicação.

Na organização do evento, o zootecnista e professor Luiz Gonzaga Pego de Macedo, falando à REVISTA DO PRODUTOR RURAL, comentou que a ideia de abordar assuntos que tocam na atualidade do Brasil partiu dos próprios estudantes, diante da atual quadro de crise no país. O professor acrescentou que outro motivo foi a visão de que os profissionais da área, atuando no agronegócio, um dos setores principais da economia brasileira, também devem participar das decisões nacionais. “O veterinário tem de ocupar os espaços políticos, seja na construção das leis, seja no Executivo, exercendo as tomadas de decisões”, afirmou.

Também defendeu maior participação da classe, o convidado para a palestra de abertura, Alexandre Kireeff: “Especialmente nos últimos 10 anos, o setor agropecuário se tecnificou e ganhou importância econômica tanto internamente quanto externamente. Naturalmente, os profissionais da área deverão ocupar espaços de destaque nos ambientes públicos como consequência da importância que o setor adquiriu. De uma certa forma, participei desse processo, como médico veterinário, como produtor rural, participando da política classista e finalmente exercendo um cargo público”.

Ainda na opinião do veterinário e agropecuarista, a presença de profissionais do setor rural na política contribui para que o segmento seja melhor compreendido. “A percepção pública do setor agropecuário acaba por ser fortalecida desta maneira. Porque tem representantes legítimos participando do processo e com a compreensão, em grande nível de profundidade, do setor agropecuário”, concluiu. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.