Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Almix2

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Dia do Agricultor 2017

Evento reuniu mais de 650 pessoas em Guarapuava, Candói e Cantagalo.

Não há o que se discutir, quando se fala da importância do agronegócio para o mundo. Afinal este setor é que produz o trigo para o pãozinho de cada dia e o café, para aquele cafezinho que pode ser tomado a qualquer hora do dia acompanhado do leite quentinho, que também é tirado diariamente pelo produtor rural. É responsável também por botar na mesa de cada um, o arroz, o feijão, a carne, as hortaliças e as frutas.

Para o Brasil, a importância vai além. O setor agropecuário representa 48% das exportações totais do País, segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Em 2016, os produtos do agronegócio garantiram um saldo comercial significativo ao país: foram US$ 72,5 bilhões,segundo a Agência Brasil. O setor representa quase 23% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Genuinamente, o Brasil é o país do agronegócio. Tem clima quente para produzir a cana-de-açúcar, tem clima frio pra produzir o trigo. A extensão gigante do país, com solo e clima diversificado, permite aos produtores rurais brasileiros produzirem um pouco de tudo.

Mas aqui a vida dos agricultores não é diferente dos agricultores dos outros países. Planta e torce para chover. Depois torce para parar de chover. Torce para que a geada não caia quando os cereais de inverno estão brotando. Torce para que as doenças fiquem longe da lavoura. Fica a safra inteira torcendo e depois da colheita torce de novo para que o preço melhore. Precisa investir, se atualizar e procurar a melhor tecnologia.

Foi por estes motivos que em 1960 o ex-presidente Juscelino Kubistchek, decidiu que esses heróis mereciam um dia só deles, o dia 28 de julho. E há alguns anos, o Sindicato Rural de Guarapuava, como forma de homenagear os produtores rurais associados, prepara uma grande festa em sua sede e nas extensões de base em Candói e Cantagalo.

A programação deste ano, realizada no dia 28 de julho, incluiu coquetel, sorteio de brindes durante toda à tarde, brincadeiras, food trucks, confraternização e um bingo, que tinha como prêmios um quadriciclo e uma motosserra na sede, mais uma motosserra em cada extensão de base.

Mais de 650 pessoas, entre produtores rurais e parceiros da entidade e da Revista do Produtor Rural do Paraná, prestigiaram o evento. “O Dia do Agricultor tem se tornado uma data especial dentro do Sindicato Rural. Uma data justamente para homenagear os produtores pelo seu trabalho, por sua dedicação e suor em produzir alimentos para nossa população com qualidade e preço justo. É simplesmente um dia, mas devemos homenagear o agricultor sempre, pela farta alimentação que essa classe coloca na mesa da sociedade brasileira”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

Botelho complementou, dizendo, que a edição deste ano teve muitas brincadeiras, brindes, troca de informações e afeto entre os produtores, muita alegria entre os familiares e companheiros de labuta. "O evento foi um sucesso. O produtor merece muito mais do que isso, mas é uma forma singela de retribuir um pouco de todo o esforço e dedicação dele”.

O vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro também prestigiou o evento. Para ele, o Dia do Agricultor é de extrema importância. “O agricultor, de forma geral, é que está na luta de cada dia, levando alimentação à toda população. Então, este evento do Sindicato é uma homenagem muito justa, onde  o produtor pode ter uma tarde de confraternização e alegria. Isso é valorizar a classe produtora. Quero parabenizar o Sindicato Rural por esta atitude”.

 

Encontros, brincadeiras, alegria!

Brinde foi o que não faltou para os participantes. Logo no primeiro sorteio, o associado Roni Garcia, levou uma cesta recheada de produtos, inclusive um tablet, patrocinado pela Caixa Econômica Federal. “Fiquei muito feliz com o prêmio. Gostaria de parabenizar essa iniciativa do Sindicato Rural que vem acontecendo há vários anos, pois é uma forma de incentivo para nós agricultores. Afinal, o agronegócio corresponde a quase 30% do PIB brasileiro e gera 37% dos empregos diretos e indiretos no país. Nós merecemos esta homenagem”.

A associada Maria de Lourdes Tullio participa frequentemente das atividades promovidas pelo Sindicato Rural. “O Sindicato nos apoia e nos valoriza o ano todo e ainda nos oferece esse dia especial, que é sempre uma alegria participar”.

Rosita Malinoski, outra associada, comentou que passou a tarde do Dia do Agricultor entre as amigas que fez há muito tempo no curso Mulher Atual, oferecido pelo Senar. “Foi uma tarde maravilhosa de confraternização, onde pudemos colocar o papo em dia. Além disso, nos divertimos muito durante todo o evento com as brincadeiras e sorteios de brindes. Este evento é presente para nós, produtoras e produtores rurais”. Ocupando a mesma mesa, a associada Geny de Lacerda Roseira Lima também comentou sobre o evento: “O Sindicato Rural está de parabéns. Todos os anos é uma oportunidade ímpar participar deste evento maravilhoso, sempre muito bem organizado e animado”.

 

Quadriciclo foi o grande prêmio

O bingo que já está virando tradicional no Dia do Agricultor do Sindicato Rural foi bastante aguardado. Principalmente na sede, onde o maior prêmio era um quadriciclo novo.

Os ganhadores do bingo em Guarapuava foram Reni Pedro Kunz (quadriciclo - patrocínio do Sindicato Rural) e Waldemar Geteski (motosserra - patrocínio da Zico Motosserras). Em Candói, Luiz Carlos Colferai (motosserra - patrocínio do Sindicato Rural) e em Cantagalo, Herculano Jorge de Abreu (motosserra - patrocínio do Sindicato Rural).

O grande sortudo, Reni Pedro Kunz, preencheu toda a cartela com mais quatro ganhadores. A sorte veio duas vezes, já que ele tirou a pedra de número maior - 75. “Foi uma surpresa muito feliz. O prêmio vai ser muito útil na propriedade”, declarou. O produtor comentou ainda que ele e sua esposa, Rosenei Kunz, participam frequentemente dos eventos do Sindicato. “A entidade é bastante prestativa com seus associados. E esse evento do Dia do Agricultor é sempre muito bom. Passamos a tarde confraternizando com nossos colegas em um clima bastante agradável. O Sindicato está de parabéns”.

O associado Waldemar Geteski, que levou a motosserra para casa, também elogiou o evento: “Eu achei fantástico, porque o Sindicato conseguiu idealizar um evento completo. Eu, particularmente, visitei as empresas parceiras e consegui excelentes contatos para produtos de minha atividade, que é a erva-mate. Também foi uma tarde agradável que passei rodeado de amigos, com uma cuia de chimarrão e um coquetel delicioso. A premiação foi outro ponto que me chamou atenção, pois foram sorteados prêmios ótimos, o que estimulou a participação dos produtores. Me senti muito contente  e gratificado com o prêmio que levei pra casa”.

 

Espelho Selfglass e Realidade Aumentada

Esse ano, a lembrança da festa foi uma fotografia. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar uma foto, na entrada do evento, no espelho Selfglass, para levar a lembrança para casa.

No final da tarde, também puderam visualizar um vídeo do próprio evento, através da fotografia, pelo aplicativo Realidade Aumentada.

 

Dia do Agricultor em Candói

Em Candói, o Dia do Agricultor também ofereceu um coquetel especial, sorteio de brindes e o bingo, onde o prêmio foi uma motosserra. Na extensão de base, mais de 150 pessoas compareceram ao evento.

Os convidados foram recepcionados pelo diretor do Sindicato Rural, Luiz Carlos Colferai.

 

Dia do Agricultor em Cantagalo

O Dia do Agricultor em Cantagalo reuniu mais de 70 produtores rurais e parceiros ligados à entidade. Os associados Telcio Fritz e Rildo José Feltraco representaram a diretoria e recepcionaram os convidados.

O ganhador da motosserra, o associado Herculano Jorge de Abreu, afirmou que procura sempre participar dos eventos e ações promovidas pelo Sindicato Rural. “Procuramos sempre estar presentes, pois são eventos muito bons. O Dia do Agricultor é um evento muito especial e todos os anos estamos prestigiando. Fiquei muito feliz deste ano ter saído com a motosserra”.

 

Parcerias

Todos os anos, o Dia do Agricultor conta com o apoio de diversas parcerias que garantem o sucesso do evento. Neste ano,77 organizações, sendo empresas, cooperativas e entidades parceiras do Sindicato Rural e da Revista do Produtor Rural do Paraná contribuíram com a doação de brindes. Vinte e sete delas também participaram com estandes no evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Almix2