Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Produção Integrada na prática

O Sindicato Rural de Guarapuava, DSM Tortuga, Bayer, Yara, Programa Pecuária Moderna, Unicentro e Coamo realizaram no dia 14 de julho, o Dia de Campo Produção Integrada, na Fazenda Capão Redondo (propriedade de Rodolpho Luiz Werneck Botelho), em Candói/PR.

O evento reuniu mais de 150 pessoas, com palestras e apresentações a campo, onde os participantes puderam visualizar como funciona na prática a integração da produção de cereais, pecuária de corte, pastagem e floresta.

O gerente do entreposto da Coamo em Guarapuava, Marino Mugnol, ressaltou que esses eventos são importantes para atualização dos produtores. “Nós, como cooperativa, temos que estar sempre levando informação e conhecimento aos produtores rurais. Nos dias de campo, os produtores rurais podem visualizar, na prática, a tecnologia aplicada e o resultado, promovendo uma melhor assimilação da tecnologia e a necessidade de estar se desenvolvendo cada vez mais”. 

O anfitrião do evento, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, disse que é necessário cada vez mais produzir com qualidade. “O Paraná, por seu tamanho, nunca vai ser um grande produtor de carne. Nosso diferencial vai ser sempre a qualidade. Por isso, precisamos investir em tecnologia e compartilhar com os demais produtores. Quanto mais gente produzir com qualidade, mais indústrias, empresas e frigoríficos se interessarão pela matéria-prima da região. A produção integrada é complexa, mas dá resultados. É importante conhecer, investir, ir atrás de tecnologia, pois assim, o lucro vem”, destacou.

O pecuarista Clemens Fiorelli Junior, do município de Bituruna-PR, foi conferir o dia de campo. “Estou começando agora com a integração, com sistema silvopastoril. O dia de campo foi bastante importante. Obtive conhecimentos sobre novas tecnologias que vou levar para a minha propriedade e também tirei algumas dúvidas sobre qual tipo de pastagem utilizar com a floresta. Também pude verificar sobre o espaçamento das árvores. Na minha propriedade, estava usando um espaçamento menor e vi que pode ser utilizado um espaçamento maior, o que é melhor”, contou.

Confira o resumo do que foi comentado durante o Dia de Campo:

 

Lançamento do endectocida Trucid

Mauri Mazurek - promotor técnico veterinário Bayer Saúde Animal

“Nosso objetivo no evento foi divulgar algumas das Soluções Bayer disponíveis no mercado, para maximizar os resultados na pecuária de corte. Apresentamos o Baycox 5%, produto utilizado para prevenção de coccidiose, doença que impacta consideravelmente no desenvolvimento e ganho de peso de bezerros e cordeiros. Além disso, foi realizado o lançamento do Trucid, novo endectocida da Bayer, à base de Doramectina 1%, que tem como diferencial a fórmula Dual Oil, que confere uma ação rápida e proteção duradoura contra os parasitas”.         

Programa Nutricional Yara – Nutripasto

Bianca Rasmussen - analista técnico comercial Yara            

“A Yara tem programas nutricionais para garantir produtividade, rentabilidade e satisfação. Para pastagens, temos o Nutripasto, que oferece um arranque e rebrote mais rápido, pasto de melhor qualidade e assim maior produtividade. Com um portfólio especifico, temos produtos com fonte ideal dos nutrientes, agilidade operacional, boa granulometria e distribuição. Nutripasto gera resultados com uma excelente relação custo-benefício”.

Sistema Silvopastoril e pastagem de inverno

Sebastião Brasil – professor Unicentro

“Abordamos a evolução dessa área que utiliza o sistema silvopastoril. No início era utilizada a lavoura, agora o pasto, que está refletindo no bom ganho de peso de animais. Os benefícios de uso de árvores no sistema integrado estão no conforto para os animais, pois com a sombra se reduz a temperatura; é mais um componente que pode ser comercializado externamente ou utilizado dentro da propriedade, com a lenha, por exemplo; a fixação do carbono e umidade no solo. Mas o fator limitante das árvores é a sombra, por isso, a árvore acaba dominando o ambiente. Então, as espécies forrageiras devem ser adequadas a esse sistema. O tifton, por exemplo, é uma espécie que não tolera sombra. Para o seu desenvolvimento é necessária uma grande incidência de luz. Então, o espaçamento das árvores deve ser maior ou ser utilizado outra forrageira neste sistema”.

Protocolo alimentar da Fazenda Capão Redondo

Marcio Essert – DSM Tortuga

“Quando se fala de alimentação é importante que o produtor faça a suplementação quando os animais estiverem nas pastagens de inverno. Com isso, o produtor consegue um ganho de peso adicional de até 40%. É importante fazer a adaptação dos animais quando vão para as pastagens. Isso porque, com a adaptação nos primeiros 30 dias, os animais têm um desempenho muito melhor. Essa adaptação pode ser feita de várias maneiras, fazendo uma adaptação gradativa, usar fonte de fibra nos primeiros dias de pastejo, colocando feno ou casca de soja no pasto e ensinar os animais a comer antes de soltar na pastagem. Os animais têm que fazer a ingestão de aditivos junto com a suplementação, por isso precisam receber a escolinha de cocho antes de entrar na pastagem. Na Fazenda Capão Redondo, durante o dia de campo, mostramos três situações. Primeiro, onde foi o utilizado o Fosbovi Aveia Azevem, que contém minerais Tortuga, consumindo 120g para cada 100 quilo/vivo por dia, com ganho adicional de peso 350 gr. O segundo protocolo, na categoria novilhas, estamos formulando um concentrado na propriedade com milho, casca de soja e um suplemento mineral com aditivos e vitaminas. Os animais consomem 2kg por dia. E a terceira situação é com os animais de engorda, que vão para o abate. Com eles também estamos trabalhando com um concentrado que vai milho, casca de soja e o Fosbovi Confinamento Crina Rumistar, lançamento da DSM Tortuga. O produto não tem aditivos e contém óleos essenciais e não deixa resíduos de antibiótico na carne. Os animais consomem 5kg por dia desse concentrado”. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.