Método Gerente de Pasto promove o gerenciamento da pastagem na propriedade de forma mais eficiente

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Método Gerente de Pasto promove o gerenciamento da pastagem na propriedade de forma mais eficiente

Um método inovador para planejar e gerenciar a pastagem está sendo repassado a produtores rurais e técnicos, no Sindicato Rural de Guarapuava, por meio do curso Gerente de Pasto. O treinamento ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto. “O método Gerente de Pasto vem propor uma solução para o manejo de pastagem. Há várias tecnologias de gestão para propriedades, mas nenhuma sanava o gerenciamento especifico da pastagem”, explica o zootecnista Josmar Almeida Junior.

O método consiste em treinamento de uma pessoa responsável por aplicar o método dentro da propriedade, que será denominado Gerente de Pasto, e também de um software de gestão onde serão trabalhadas as informações. 

São três etapas executadas neste método: planejamento forrageiro, manejo de pastagem e aplicação do método. “O planejamento forrageiro tem o objetivo de ter comida o ano inteiro, mesmo durante o inverno ou uma seca. O manejo de pastagem visa estabelecer qual é a melhor estrutura de pastagem, que irá permitir que a planta rebrote de uma forma mais rápida para colocar mais animais e também qual estrutura que o animal consegue ingerir mais, para ganhar mais peso. Por final, o método em si, que permite trabalhar a estrutura de pasto de forma global dentro da fazenda. Ele te dá informações, como por exemplo, quanto de gado eu posso colocar na área x?”, detalha o zootecnista Edmar Pauliqui Peluso.

Josmar Almeida Junior complementa que o método não envolve somente o manejo de pastagem, mas todas as etapas que fazem parte do processo de produção. “Além de todas as áreas de pastagem da fazenda participarem do processo, inclusive as menos produtivas, também são incluídas outras etapas, como confinamento, silagem, suplementação. É um sistema global dentro da propriedade”.

O secretário municipal de Agricultura de Turvo, médico veterinário Flávio Luiz de Oliveira, participou do curso e viu no método uma oportunidade de gerar mais renda, diminuindo custos da produção leiteira do município. “O custo mais alto para os produtores de leite é justamente a alimentação, sendo pasto, silagem, etc. Por isso, queremos aplicar este método nas propriedades leiteiras tentando obter um controle maior nos custos. Eles poderão otimizar a produção, sabendo quando devem investir e quando podem reduzir os custos”.

A produtora rural Nilceia Veigantes enxergou no método Gerente de Pasto uma forma de controle muito mais dinâmica, ágil e eficiente na pastagem. “Para aplicar no dia a dia é muito mais fácil. Desde o planejamento forrageiro que foi repassado, é um método bem simples. Não é necessário fazer medidas, usar gaiolas ou cortar pasto. Por meio do método, as ações ficam mais simples e o controle sobre a pastagem é maior”.

Os interessados em aplicar o Gerente de Pasto dentro da propriedade podem procurar a equipe pelo telefone: (44) 3029-0005. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.