Semana Acadêmica de Medicina Veterinária movimenta Unicentro com palestras e minicursos

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 24 de maio de 2017

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária movimenta Unicentro com palestras e minicursos

As atividades da XIV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) continuam nessa quarta-feira no campus CEDETEG em Guarapuava.  Promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina Veterinária Margarete Kimie Falbo (CAMV), a semana de atividades vem sendo realizada desde sábado dia 22 e será finalizada no dia 26 de maio.

O evento tem como objetivo trazer novos conhecimentos através de palestras, integração entre alunos, profissionais da área e empresas. Segundo a estudante do quinto ano de Medicina veterinária e uma das organizadoras do evento, Roberta dos Anjos, a semana acadêmica é de fundamental importância para o aprendizado prático da profissão. “Quando acaba a faculdade, nós não temos contato com todas as áreas da veterinária, não tem como, não dá tempo. E aqui a gente descobre sobre muita coisa que na faculdade passa batido. Por exemplo, uma das palestras que está acontecendo é sobre biologia marinha, a gente não viu isso na faculdade,” observa Roberta.

 

A semana acadêmica conta com mais de 140 pessoas inscritas entre alunos das faculdades UNICENTRO, Campo Real e da UNIFIL, de Londrina e também profissionais da área. E não são apenas alunos que vieram de longe para acompanhar as atividades. Para as palestras foram convidados professores de diversos estados, entre eles, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, além dos professores residentes no Paraná.

A taxa de inscrição para o evento foi de 80 reais, com os minicrusos, que aconteceram nos três primeiros dias, já no pacote. Willian Pavan, estudante do terceiro ano de Medicina Veterinária e também um dos organizadores da semana acadêmica, conta que a equação entre custo e benefício é essencial para o sucesso das atividades. “A gente tenta fazer uma semana barata, para que todos os alunos consigam se inscrever e participar, e ao mesmo tempo, que cubra os custos. Por que vem gente de outros estados e isso pesa no orçamento em questão de transporte”, explica.

Pela importância para a sociedade acadêmica, o desenvolvimento das práticas de ensino para os alunos e a identificação do tema, o Sindicato Rural de Guarapuava é um dos parceiros do evento.

Hoje já aconteceram na parte da manhã duas palestras, uma com o tema “Dermatologia em felinos”, com Luciana Wancura e “Aspectos quantitativos da carne de ovinos”, com Luis Gustavo Castro Alves. No período da tarde, houve palestras com Robson Kyoshi Ueno sobre “Produção de Novilho Precoce” e a do Mailson Poczynek, com o tema “Nossas vacas estão falando conosco, estamos conseguindo ouvi-las” no auditório central do campus CEDETEG. Já no bloco de Química ocorreu no miniauditório a palestra com Rafael Augusto Gergati sobre “Ambientes marinhos fechados e princípios de biologia marinha.

A semana acadêmica continua pelo resto da semana com palestras sobre diversos temas da Medicina Veterinária. Outras informações, falar com Rogerio Raichert (42) 99136-3240. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.