JAA e Empreendedor Rural em Guarapuava, Candói e Cantagalo

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 18 de maio de 2017

JAA e Empreendedor Rural em Guarapuava, Candói e Cantagalo

Os cursos do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Programa Empreendedor Rural (PER), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), começaram com força total em 2017, através do Sindicato Rural de Guarapuava.

No dia 16 de março, o JAA iniciou as atividades em Candói, na Escola Estadual Cachoeira e também na Comunidade Cachoeira, ministrado pelo instrutor Sandro Pio Passarin. Já em Cantagalo, o curso teve início no dia 06 de março, capacitando os alunos dos Colégios Estaduais Olavo Bilac e Elenir Linke. O instrutor é Tibério Pimentel Budal.

O JAA acontece duas vezes na semana, direcionado a adolescentes e jovens com idade de 14 a 18 anos, filhos de produtores ou trabalhadores rurais no contra turno escolar.

Com o intuito de proporcionar aos participantes uma formação necessária para que eles desenvolvam sua criatividade, habilidades práticas a serem aplicadas em seus lares, propriedades e no seu desenvolvimento pessoal, o programa tem por objetivo informar aos jovens rurais sobre suas oportunidades no campo, qualificando-os profissionalmente, despertando uma visão empresarial e capacidade empreendedora.

Já o Programa Empreendedor Rural (PER) iniciou 2017 com quatro turmas nos meses de março, abril e maio. Os instrutores que estão coordenando as turmas são Luiz Augusto Burei e Josias Schulze. O curso está ocorrendo na Extensão de Base em Cantagalo, no Sindicato Rural de Guarapuava e também na Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro).          Serão vinte encontros realizados uma vez por semana. Os conteúdos do programa abordam a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. Desenvolvido em 136 horas, mesclando conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos importantes de desenvolvimento humano, sucessão familiar, aspectos jurídicos relacionados à propriedade, entre outros.

Os cursos do Senar são gratuitos e disponibilizados a produtores e trabalhadores rurais e familiares.

Os interessados em participar de alguns dos cursos devem entrar em contato no Sindicato Rural (42-3623-1115) e nas Extensões de Base em Candói (42-3638-1721) e Cantagalo (42-3636-1529).

 

Galeria de Fotos

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.