Representantes do Sindicato Rural estiveram presentes no evento

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quarta-feira, 10 de maio de 2017

Representantes do Sindicato Rural estiveram presentes no evento

Representantes do Sindicato Rural estiveram presentes no evento

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) realizou, no dia 31 de março, o Encontro das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais em Curitiba. Representando o Sindicato Rural de Guarapuava, vários membros das comissões participaram do encontro, sendo eles: Rodolpho Luiz Werneck Botelho, Anton Gora, Gabriel Gerster, Hildegard Abt, Rafael Majowski, Roberto Motta Junior e Adriane Azevedo.

Na parte da manhã, quem coordenou o encontro foi o engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros, abordando a atual conjuntura do agronegócio mundial e nacional. Em meio às baixas cotações das principais commodities, queda no câmbio e incertezas no setor de carnes, lideranças rurais e produtores do Paraná receberam uma boa notícia. O protecionismo imposto por diversos países, principalmente nos Estados Unidos, principal economia do mundo, atrelado a projeção do Banco Mundial de crescimento maior das economias de diversas nações ao redor do mundo em relação a 2016, podem abrir novos mercados para os produtos brasileiros. Porém, para que as oportunidades sejam aproveitadas, o Brasil precisa, rapidamente, adequar questões internas.

Barros utilizou o México para exemplificar como o Brasil pode abocanhar um novo mercado. O país importa mais de 4,2 milhões de toneladas de soja, 14 milhões de toneladas de milho e mais de 1 tonelada de carne suína. Porém, a participação do Brasil nesses negócios é quase nula. Em compensação, o vizinho Estados Unidos tem participação significativa, o que pode mudar no futuro em função da política protecionista adotada pelo presidente republicano Donald Trump.

 

Comissões técnicas

 

Na segunda parte do Encontro das Comissões Técnicas da FAEP, sete reuniões foram realizadas: Avicultura/ Suinocultura; Bovinocultura de Leite e de Corte; Cafeicultura; Cereais, fibras e oleaginosas; Caprinocultura e Ovinocultura; Hortifruticultura e Meio Ambiente.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Faep

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.