Coamo e DSM Tortuga debateram o manejo de Gado Leiteiro em evento para produtores de leite

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 04 de maio de 2017

Coamo e DSM Tortuga debateram o manejo de Gado Leiteiro em evento para produtores de leite

A Coamo Agroindustrial Cooperativa e a DSM Tortuga realizaram nesta quinta-feira, 4, uma “Tarde de Estudos sobre Manejo de Gado Leiteiro” na Associação Recreativa Coamo (Arcam). O evento foi conduzido pelo médico veterinário da DSM Tortuga, Alceu Miguel Junior Draszevski.

Entre vários assuntos, Draszevski ressaltou a importância de um bom manejo no período de transição de uma vaca leiteira. “Um sucesso no pré-parto e no período de transição, uma vaca parindo bem ou mau é que vai determinar se vai ter sucesso na lactação ou não”. O veterinário complementou que, muitas vezes, o produtor de leite peca muito neste momento, não adequando a alimentação da vaca e não dando conforto a ela. “Quando a vaca é secada, ou seja, não produzindo leite no pré-parto, ela é praticamente jogada num canto da propriedade, recebendo só restos de comida. Mas isso é um erro, pois as vacas acabam ficando com algumas doenças e no período de lactação esta vaca acaba perdendo eficiência”.

A matéria completa sobre a tarde de estudos você pode conferir na próxima edição da Revista do Produtor Rural do Paraná. 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.