RTRS apresenta benefícios da certificação de soja durante AgroBalsas 2017

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Quinta-feira, 04 de maio de 2017

RTRS apresenta benefícios da certificação de soja durante AgroBalsas 2017

Evento será realizado entre 15 e 19 de maio, organizado pela FAPCEN

   A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) tem como missão promover e facilitar a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja em nível global. Alinhado a esse posicionamento, um dos compromissos da entidade é participar de eventos que reúnam produtores interessados em desenvolver uma produção economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
    E a AgroBalsas, que esse ano ocorre entre 15 a 19 de maio, é um evento anual organizado pela FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte)  e tem como objetivo estimular, fomentar e divulgar o agronegócio desenvolvido na região de Balsas-MA, que engloba 18 municípios. Na ocasião, é realizada uma interação entre a população local, empresas expositoras, entidades parceiras e ainda, é desenvolvido um projeto de sucessão familiar com as crianças e jovens presentes.
    A RTRS estará no evento, representada pelo Consultor Externo Cid Sanches, tirando as dúvidas dos produtores sobre a certificação da soja, bem como apresentando o conceito de produção sustentável e benefícios ambientais, sociais e econômicos de aderir ao processo de certificação.
    “A AgroBalsas é um dos principais eventos voltado ao agronegócio na região do MATOPIBA. É um referência para os produtores da região e acredito que a presença da RTRS durante esses dias será de extrema importância para estreitar relacionamento e divulgar o trabalho desenvolvido no Brasil e os resultados alcançados. Inclusive, nosso parceiro Rabobank irá apresentar condições especiais de financiamento para produtores certificados” assegura Cid Sanches.
    A organização do evento – que tem como tema “Coragem para fazer a diferença e união para ser diferente” – espera receber 65 mil pessoas durante os cinco dias de programação. Os expositores somam aproximadamente 200 empresas e a AgroBalsas conta com o apoio de diversos parceiros, como Governo do estado, prefeitura municipal, algumas instituições bancárias e instituições federais (CNA, FAEMA, FIEMA, SEBRAE). 
“Nosso intuito é fazer com que o MATOPIBA seja reconhecido com uma região altamente produtiva e acolhedora, porém precisamos de incentivos para se tornar uma grande potência. Há 17 anos, AgroBalsas é o meio pelo qual a FAPCEN encontrou de fazer com que as pessoas e autoridades reconheçam o nosso potencial. Estamos alcançando o nosso objetivo e a parceria com a RTRS fortalece ainda mais esse compromisso”, ressalta Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini.
Sobre a RTRS
    Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade.     Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt. Conheça os mapas RTRS em http://www.responsiblesoy.org/projects/rtrs-maps/?lang=pt. 

(Fonte: RTRS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


____________________
(Foto ilustrativa: Sindicato Rural de Guarapuava/Arquivo)

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.