Muito além que andar a cavalo

Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Sexta-feira, 28 de abril de 2017

Muito além que andar a cavalo

A terapia, que utiliza o cavalo como principal instrumento, é uma alternativa para pessoas que apresentam deficiências e necessidades especiais. O método apresenta inúmeros benefícios biopsicossociais.

Eduardo Smolak, 7 anos, nasceu prematuro e teve complicações que o levaram a sofrer uma paralisia cerebral.  Marcia Smolak, mãe de Eduardo, descobriu que o filho sofria de paralisia quando o menino tinha mais de um ano. Depois do diagnóstico, Marcia buscou opções de tratamentos que auxiliassem no desenvolvimento do menino. Através de leituras e conversas médicas, dentre várias terapias, surgiu a equoterapia. “Tentamos várias técnicas de fisioterapia e a equoterapia, com certeza, foi a que mais deu resultado. Mantemos essa terapia há cinco anos, ou seja, desde o início do tratamento”.

A família, que mora no município de Candói (região Centro-Oeste do Paraná), começou a equoterapia com Eduardo em 2012, na cidade de Pato Branco, pois na época não tinham conhecimento de nenhum município mais próximo que desenvolvesse a terapia. “Em 2015 descobrimos o trabalho do Dinoel e viemos pra cá. Quando o Eduardo começou a equoterapia, não conseguia nem sentar sozinho. Sua paralisia atingiu os movimentos, a coluna estava totalmente em C. Hoje, a coluna dele é reta, ele se movimenta bem e anda de muleta. Quando começou, utilizava o andador. A aprendizagem dele na escola evoluiu bastante também e os professores comentaram, na época, que a concentração dele melhorou muito”.

Dinoel de Lima, psicólogo e equitador, é proprietário do Centro de Equoterapia Equo Amor, existente em Guarapuava há mais de 18 anos. O centro funciona no Parque de Exposições Lacerda Werneck, atendendo crianças e adultos que apresentam deficiências físicas ou necessidades especiais, buscando benefícios biopsicossociais. Hoje, o centro conta com uma equipe integrada, formada por dois psicólogos, uma fisioterapeuta, uma equitadora e uma monitora.

“A equoterapia é uma terapia que utiliza o cavalo como um agente facilitador. Trabalhamos com o cavalo através do movimento tridimensional que ele proporciona, muito semelhante à marcha humana. Por esta razão, traz muitos benefícios, principalmente, em crianças que possuem alterações neurológicas, como por exemplo, paralisia cerebral, mielomeningocele – uma doença da medula, pessoas que tiveram AVC – com a melhoria de equilíbrio e coordenação motora, síndromes em geral, como Síndrome de Down, Willians e Aspen”, explica a fisioterapeuta Thais Izidoro, que faz parte do Equo Amor. Ela complementa que a técnica é indicada também para pessoas que tiveram lesão medular, pessoas com Alzheimer e Parkinson.

“Equoterapia não é só andar a cavalo, ela é uma terapia que utiliza o cavalo como instrumento. Então, não adianta comprar um cavalo para a pessoa que precisa de tratamento e fazer ela andar. Aqui nós temos uma equipe interdisciplinar e atividades específicas para a necessidade de cada um”, explica Thais.

Os benefícios da equoterapia vão além do físico. Na área da psicologia, os praticantes – como são chamadas as pessoas que realizam a atividade equoterápica – apresentam melhorias na socialização, no controle de ansiedade, na autoestima, na autoconfiança, entre outros. Além disso, o método também traz benefícios na aprendizagem. “Hoje, temos atendido bastante crianças com autismo. O tratamento ajuda na disfunção sensorial, na socialização, ansiedade, na fala, interatividade e concentração. O vínculo com o animal desperta o lado emocional dessas crianças, fazendo com que elas consigam se expressar. E esses não são somente problemas de crianças autistas, várias outras doenças acarretam essas consequências”, detalha a psicóloga Suliane Dall’Agnol.

A equoterapia se torna interessante, principalmente, para as crianças, pelo fato do método não ser uma terapia cansativa, realizada dentro de quatro paredes. As atividades realizadas durante as sessões permitem que o tratamento seja dinâmico e lúdico. E a interação com o cavalo faz com que as crianças cultivem carinho com o principal “instrumento” do tratamento.

Dudu, como Eduardo é chamado pela mãe e pela equipe do centro, deixa isso bem claro quando expressa seu carinho pela égua Lady, que segundo ele, é sua preferida e muito obediente. “Ela sempre me obedece quando faço sinal pra parar”, conta orgulhoso, complementando que agora ele não precisa de ajuda para andar a cavalo: “antes eu precisava de ajuda, mas hoje já guio sozinho”.  Lady, como conta Dinoel, é sua fiel escudeira e está com ele no Centro desde o inicio. “Todas as crianças adoram a Lady, não é só o Dudu”.

“Geralmente, as crianças que atendemos têm uma rotina de terapias bem cansativas. E sempre em salas fechadas. Aqui não. Eles têm contato com a natureza, num ambiente descontraído”, comenta Suliane. Thais complementa que as pessoas, ao fazerem a equoterapia, também se sentem úteis: “algumas pessoas passam a maior parte do tempo sem realizar nenhuma atividade. Aqui elas também cuidam do cavalo e se sentem importantes”.

Marcia conta que ela e seu filho têm um prazer enorme em viajar alguns quilômetros todas às terças e quintas para vir até Guarapuava, para a equoterapia. “O Dudu já sai da escola falando todo empolgado: hoje é dia da minha equo. Ele adora cavalos, teve contato com eles desde pequeno, no sítio da família. E eu me encho de orgulho de ver a evolução dele. Cada sessão é uma vitória. Um dia o médico dele me falou que a equoterapia não faz bem só para o corpo, faz bem para alma. Eu acredito cada vez mais nisso”.

Adote um praticante

O Centro de Equoterapia Equo Amor está desenvolvendo um projeto social, chamado "Adote um praticante". A ideia é que empresas e entidades que possuem verbas destinadas a projetos sociais, mantenham o tratamento da equoterapia para uma pessoa carente, que possua algum dos problemas neurológicos e físicos já citados.

“Nós atendemos as pessoas de forma gratuita, mas infelizmente chegamos ao limite, devido aos custos que temos com manutenção do ambiente, do próprio animal e também precisamos manter a nossa equipe. Nós já temos uma parceria bem legal com a Sociedade Rural de Guarapuava, que nos cede o espaço, não pagamos o aluguel e somos muito gratos. Queremos expandir nossas parcerias, porque sabemos que têm muitas pessoas na cidade, especialmente crianças, que podiam estar realizando a equoterapia e tendo uma qualidade de vida muito melhor”, explica Lima.

Interessados

As sessões de equoterapia no Equo Amor duram até 30 minutos, com horários disponíveis nas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h30 e também nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Cada sessão custa R$ 90,00. O tempo de tratamento depende da evolução de cada pessoa.

Tanto os interessados em adotar um praticante, quanto os que têm interesse em agendar sessões de equoterapia, devem entrar em contato pelos números: 988252990 (Suliane), 984277859 (Thais) ou 988476118 (Dinoel). 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.